A companhia chilena Cruceros Australis já está preparada para a nova temporada 2008/2009, que terá início agora em setembro. A novidade são as saídas aos sábados e às terças-feiras de Punta Arenas, no Chile, e às quartas e sábados de Ushuaia, na Argentina. Os navios da companhia – Mare e Via Australis – continuam oferecendo a seus hóspedes modernidade no que diz respeito a cruzeiros de expedição.

O trajeto dos navios repete a saga dos primeiros exploradores da região pelo extremo sul do continente americano e inclui passagens pelo Estreito de Magalhães, Canal Beagle e pelo mítico cabo Horn, o último território da América do Sul antes de chegar à Antártica.

Os roteiros compreendem ainda visitas à fauna patagônica e à Terra do Fogo, com fácil acesso a colônias de elefantes marinhos e milhares de pingüins magalhânicos, que poderão ser avistados na Ilha Magdalena, em maior quantidade durante a alta temporada. Também há encontros esporádicos com golfinhos e possibilidade de se admirar diversas espécies de aves. As belas baías Wulaia e Ainsworth, Ilhote Tucker, as geleiras Pia e Gunther Pluschow são outros grandes destaques.

Permanecendo a maior parte do tempo navegando pelos canais, os navios também oferecem opções de entretenimento a bordo, como palestras sobre a história das conquistas, fauna e flora da região, civilizações indígenas e glaciologia (estudo das geleiras), além de aulas, quizzes e outras atividades.

Todas as cabines de ambos os navios são amplas e confortáveis, com grandes janelas ao exterior, possibilitando observar a belíssima paisagem a qualquer momento. A visão panorâmica, inclusive, pode ser admirada pelas amplas vidraças nos salões e no restaurante, que recebe seus hóspedes com gastronomia internacional e regional, além de vinhos argentinos e chilenos.

Revista Ecoturismo