MarcussoO Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal, que acontece no dia 12 de maio de 2009 no Centro Universitário Módulo, litoral norte de São Paulo, contará com a presença de José  Luiz  Marcusso, que trabalha na Petrobras desde 1983, sendo hoje gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos, no município de Santos e coordenador do  Fórum Regional do Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás Natural (PROMINP) da Bacia de Santos.

Ainda, o palestrante é membro do Conselho de Desenvolvimento Institucional-CODIN  (Órgão consultivo da UNISANTOS), membro do Conselho Superior de Infra-estrutura (COINFRA/FIESP) e Vice-Presidente do Conselho Consultivo do SESI e do SENAI da Região de Santos, Litoral SUL e Vale do Ribeira.

Exploração das Camadas de Pré-Sal e o Desenvolvimento Sustentável

É notório e ratificado que os principais efeitos relacionados às mudanças climáticas globais são advindos, em grande parte, do uso de combustíveis fósseis. A utilização de matrizes energéticas mais limpas vem sendo apontada como a única saída disponível para obter-se um desenvolvimento econômico e ambiental concomitantes. Em outras palavras, o tão falado desenvolvimento sustentável.

O Brasil sempre foi visto com bons olhos no cenário mundial pela utilização de biocombustíveis e também pela possibilidade de geração de energia hidroelétrica, solar e eólica. Mas e agora? Com a descoberta dessa imensa jazida de petróleo será que os olhos dos governantes brasileiros continuarão voltados para o desenvolvimento dessas fontes energéticas “mais limpas”?

Governos diferentes passarão ao longo da exploração do pré-sal e, nesse sentido, não se sabe que uso dará ao mesmo. Além disso, mesmo que a matriz energética brasileira continue sendo limpa, o país se tornará um grande fornecedor de tais combustíveis fósseis para outros países. Resumindo, a descoberta do petróleo do pré-sal pode retardar a busca por novas matrizes energéticas, o que, por sua vez, provavelmente retardará o alcance dessas novas tecnologias limpas.

Este e outras temas de interesse da sociedade brasileira serão abordados no Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal ,com realização da Revista Ecoturismo e Comitê de Diálogo do Litoral Norte, em parceria com a Associação Comercial de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Band Vale.

Fonte: Ana Joppert

Foto: