benchGrandes empresas têm 32 práticas socioambientais certificadas pelo programa Benchmarking Brasil, uma fotografia da gestão socioambiental do País

Uma semana antes do início da Copa do Mundo no Brasil, é a hora do País mostrar que não tem apenas craques no campo de futebol, mas também na área da sustentabilidade. No dia 4 de junho, em São Paulo, será revelado o Ranking Benchmarking das Melhores Práticas de Sustentabilidade do País. E para chegar nessa etapa, 15 especialistas de seis diferentes países avaliaram quase 80 cases inscritos sem ter acesso ao nome da organização, mas somente ao “modus operandi” de cada um deles.

Segundo a idealizadora do Programa Benchmarking Brasil, a ambientalista Marilena Lavorato, essa edição registrou claramente o momento da crise hídrica em todo o país. Dos 32 modelos gerenciais selecionados pelo júri técnico, seis estão na categoria recursos hídricos e efluentes, e representam quatro estados diferentes, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.

Após a certificação, elas passam a integrar o maior banco digital depráticas certificadas de livre acesso do país. Além disso, o Programa congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como livro e revista, encontros técnicos gratuitos, feiras e congressos, entre outros. Tudo para promover o compartilhamento e o intercâmbio das ações socioambientais. Além de acelerar o desenvolvimento técnico de quem atua na área, o Programa Benchmarking Brasil oferece relevante serviço de utilidade pública na medida em que informa a sociedade o “modus operandi” das organizações para com as questões socioambientais, muito além da teoria e do discurso.

Sobre o Programa Benchmarking Brasil

Nestes 12 anos de existência, o Programa Benchmarking Brasil já certificou e compartilhou 279 práticas de sustentabilidade. Além do Ranking, o Programa congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos gratuitos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha.