De que forma a tecnologia pode contribuir para ações de sustentabilidade nos órgãos públicos? A resposta está na programação do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop 2013), que será de 11 a 13 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória.

No evento, o subsecretário de Gestão da Casa Civil do Rio de Janeiro, Marco Antonio Horta, vai apresentar o projeto Processo Digital que permite o trâmite dos documentos por meio digital nos órgãos estaduais fluminenses. O objetivo é aumentar a eficiência administrativa, fazendo com que todos os servidores estaduais usem um sistema integrado que possibilite a produção, trâmite, pesquisa, a inserção e a troca de informações disponíveis de maneira mais rápida e eficiente.

A estimativa é que o Estado do Rio de Janeiro fará uma economia de cerca de R$ 100 milhões nos próximos 10 anos devido ao Processo Digital. Além disso, ao final da implantação do projeto, o Estado terá evitado, anualmente, o corte de 1.877 árvores e economizado mais de três milhões de litros de água e mais de 156 quilowatts-hora (KW/h) de energia.

Processos

Com o tema “Governo sem Papel”, o Secop 2013 tem uma programação com foco em ações que visam reduzir a burocracia e contribuir para a preservação ambiental. Um exemplo disso é o trabalho desenvolvido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) para a virtualização dos processos no Espírito Santo.

 

No evento, o gerente de Informática da PGE, Ariel Leite Siqueira, fará uma palestra em que vai mencionar as atividades realizadas para diminuir o consumo de papel. Com a virtualização e a utilização dos certificados digitais (assinaturas digitais), todas as peças produzidas pelos procuradores podem ser enviadas digitalmente e instantaneamente para as varas e ou tribunais onde se encontram os processos.

 

No primeiro semestre de 2012, cerca de 27 mil peticionamentos foram registrados no setor de protocolo da PGE. Dependendo do local para onde o documento é enviado, a tramitação por meio físico pode levar até dois dias para chegar ao destino.

 

 

Palestrantes

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.secop2013.es.gov.br até a próxima quarta-feira (04). O antropólogo Roberto DaMatta fará a palestra de abertura com o tema “Tecnologia, Sociedade e Rituais – O Vivido e o Esquecido”, no dia 11 de setembro.

 

Mestre e doutor pela Universidade de Harvard, Roberto DaMatta já chefiou o Departamento de Antropologia da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. Outra atração confirmada é a palestrante Patrícia Peck – uma das principais especialistas em Direito Digital do País. A palestra terá como tema “Governo sem Papel – Gestão Documental e Implantação de Política de Paperless”.

 

A advogada é autora de livros que abordam a relação do Direito Digital com diversos segmentos, como a segurança pública, mercado de trabalho, privacidade e educação. Ela coordenou, em 2012, o estudo que mapeou o Panorama da Educação Digital no Brasil. Participaram desse trabalho mais de 1.000 escolas, entre públicas e privadas, de todo o País.

Telemedicina

O painel com o tema “Os desafios e avanços da Telemedicina e da Telessaúde no Brasil” é uma das grandes atrações do Secop e terá a presença do coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Messina, e da coordenadora nacional do Programa Telessaúde Brasil Redes, Tâmara Albuquerque, que participará por meio de videoconferência.

 

Os resultados do Programa Telessaúde Brasil Redes (atualmente presente em 14 estados com ações de assistência remota e educação permanente) terão destaque no painel. Também serão citadas as iniciativas da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (capacitação para profissionais do setor) e da Rede Universitária de Telemedicina (estrutura de fibra óptica com 78 núcleos que conecta os hospitais universitários e de ensino para assistência, pesquisa colaborativa e educação em todo o País).

 

Os projetos voltados para a implantação de infovias digitais serão debatidos no evento. O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, vai participar do painel “Infovias Próprias”, cujo foco é mostrar os projetos governamentais para melhorar o fluxo de dados entre os órgãos públicos no País.

 

A secretária Nacional de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, também vai representar o Ministério das Comunicações no Seminário. Ela vai explicar o funcionamento do Programa Cidades Digitais, voltado para a inclusão digital nos municípios.

 

O Secop é uma realização da Associação de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) em parceria o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). O evento é considerado  o mais importante da TI pública na América Latina.

 

 

Sobre a Abep

Criada em 1977 a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP é uma entidade de apoio institucional às associadas e atua na promoção e fortalecimento da cooperação entre elas. Entre seus principais objetivos estão: fomentar a informática pública como ferramenta de aumento de produtividade do Estado, disponibilizando informações e serviços no atendimento ao cidadão; integrar e compartilhar esforços e recursos da informática e informação entre os Estados, e desses com os governos Municipais e Federal; difundir a tecnologia nacional, representar e defender os interesses da Informática Pública; manter intercâmbio com associações congêneres nacionais e internacionais e cooperar com os organismos encarregados da formulação política, padrões e normas de informática.

A ABEP promove reuniões e divulgações de informações, em seus três fóruns setoriais: Conselho de Associadas, Fórum de Diretores Administrativos-Financeiros e Fórum de Diretores Técnicos. Atua ainda na realização anual do SECOP – Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública e do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), bem como no intercâmbio com entidades públicas e privadas na promoção e disseminação de soluções junto à comunidade além de ser também uma referência na elaboração de leis e normas para a informática.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Assessoria de Comunicação/ABEP
Erika Dantas – erika@basic.inf.br

Tatiana Rodrigues – tatiana@basic.inf.br

Tel: (11) 2309.0222 / 0122