As praias paradisíacas e a variedade de programas turísticos fazem de Cancun uma referência para a realização de casamentos na praia. A Senses, agência de turismo especializada em romantismo em Cancun, realiza por mês cerca de 350 orçamentos para núpcias na cidade.

Além das lindas paisagens, Cancun se tornou um destino muito procurado pela infraestrutura que oferece. Uma das grandes preocupações de quem planeja o grande dia fora do país é a escolha do hotel, que servirá tanto para a festa quanto para acomodar noivos e convidados.

Pela distância, não existem provas e nem visitações ao local antes da escolha. Assim, a primeira decisão importante é contar com parceiros experientes para realizar o dia dos sonhos com o menor risco possível.

Segundo Fernanda Sarkiss, consultora da Senses, agência especializada em romantismo em Cancun, além de olhar o custo de cada hotel é preciso ter atenção aos detalhes. “A maior parte dos hotéis em Cancun já possui excelente infraestrutura para realizar qualquer tipo de evento romântico, mas é preciso descrever em detalhes tudo que comporá a cerimônia, por exemplo, para que nenhum imprevisto atrapalhe o grande dia”, explica.

1- Veja o que o hotel oferece para noivos e convidados

A maior parte dos hotéis em Cancun já está preparada para atender a todos os sonhos. Alguns oferecem programação para todos os dias de hospedagem – dia da recepção dos convidados, cerimônia na praia, festa e passeios turísticos. A maior parte deles realiza a decoração, planeja o menu e as atrações que irão entreter noivos e convidados ao longo dos dias na ilha.

2-Planeje-se com antecedência para não ter imprevistos

Por ser algo a ser planejado com bastante antecedência, os noivos estão sujeitos a riscos imprevisíveis, como chuva no dia da cerimônia na praia. Quem escolhe realizar cerimônia em locais abertos já deve contar com imprevistos meteorológicos e por isso, seus parceiros devem estar preparados para isso. Alguns hotéis oferecem uma segunda opção com um espaço fechado reservado para a celebração, em caso de chuva.

3- É possível realizar casamento civil e religioso fora do país

Quem pensa em casar fora do Brasil logo imagina que tudo que vai encontrar são cerimônias simbólicas, mas não precisa ser sempre assim. É possível casar tanto no civil quanto no religioso fora do país.

Alguns hotéis em Cancun possuem capelas católicas, que realizam casamentos. Seguem os mesmos tramites brasileiros e devem ser solicitados com antecedência para saber se o espaço estará disponível para a data desejada.

Para o civil, as regras são as mesmas do Brasil, acrescentando o exame de sangue para comprovar a identidade dos noivos. Exigência da legislação mexicana.

4- Como escolher o cardápio

Tradicionalmente quando organizamos uma festa sempre “testamos” as comidinhas que vamos oferecer. Mas quando a cerimônia está a 11 horas de voo de distância, fica difícil fazer a prova do menu.

A primeira opção é escolher o menu com base em pratos que a maior parte dos convidados gosta.

Outra forma de não errar no cardápio é chegar com uma semana de antecedência do evento para testar os pratos. Com esse prazo, os hotéis conseguem trocar o menu, caso algo não agrade.

Se ainda assim não for suficiente, algumas agências organizadoras possuem parcerias com hotéis para permitir aos noivos desfrutar de degustação algum tempo antes da data. Com o contrato fechado, a agência programa um roteiro para conhecer os serviços de 2 hotéis como cortesia. Os noivos têm direito a um dia de hospedagem para checar os serviços oferecidos. Mas o custo do aéreo é por conta dos noivos.

5- Personalização de serviços

Outro serviço que muitos hotéis disponibilizam são personalizações de acordo com a referência solicitada pelos noivos. Quanto mais fotos forem encaminhadas como referência para decoração da cerimônia e festa, melhor. O buquê, por exemplo, pode ser feito da cor e com as flores que a noiva pedir. Assim evita decepções.

6- Quando começar o planejamento

Segundo Fernanda Sarkiss, consultora da Senses, é importante se programar com no mínimo 18 meses de antecedência para pesquisar com calma os valores, serviços e datas disponíveis, principalmente se deseja realizar o casamento em um dia muito específico. Por exemplo, o mês de julho, época das férias, tem acréscimo de 30% em cima do preço comum. Logo é preciso se informar bem para não ser pego de surpresa e se perder com os valores. Outro motivo válido para considerar uma boa antecipação do planejamento é a necessidade de informar previamente os convidados, que devem para se organizar para não perder a festa.