Luiz Moreaux

Guarujá ostentará por mais uma temporada a Bandeira Azul hasteada em sua orla. O fato deve ser motivo de orgulho para todos os brasileiros uma vez que, apenas o Município, em toda a América Latina, é detentora deste selo internacional de qualidade de praias.

 

“A conquista de mais um ano de certificação não seria possível sem a combinação de esforços de vários setores públicos e privados. O selo garante o marketing internacional e o desenvolvimento turístico e ambiental da nossa Cidade e do nosso País”, afirmou a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito.

 

Para manutenção da Bandeira Azul, é necessário o atendimento de 33 requisitos. Dentre eles, de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos usuários e sensibilização ambiental.

 

A coordenadora do programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, disse que turistas do mundo inteiro são atraídos pelo controle de qualidade conferido pelo selo internacional. “A Praia do Tombo hoje é a Bandeira Azul da América do Sul. A certificação garante visibilidade mundial e encoraja as pessoas a escolherem seus destinos turísticos”, ressaltou Leana.

 

A secretária municipal de Turismo, Maria Eunice Grötzinger, salientou que há três anos tudo isto era só um sonho e ratificou as colocações da prefeita Antonieta. “A união de esforços fez com que conseguíssemos o selo. A importância de ostentarmos a Bandeira Azul é imensa e sua manutenção depende de todos. O mundo possui pouco mais de três mil praias certificadas pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE na sigla em inglês)”, informou Eunice.

 

A prefeita ressalta que a Praia do Tombo é, hoje, Bandeira Verde e Bandeira Azul. “A Cetesb atesta a balneabilidade através do hasteamento da Bandeira Verde e a FEE certifica a qualidade da praia através da Bandeira Azul. Guarujá se encontra entre os principais destinos turísticos do mundo. Isto é excelente pois melhora a economia da Cidade através do aumento das reservas no setor hoteleiro, aquecimento do setor gastronômico e amplia o interesse das grandes empresas organizadoras de eventos esportivos e turísticos”, finalizou a chefe do Executivo.