fotoresize.phpDois proprietários de navios deverão receber um total de quase US$ 500 mil quando as primeiras ações, resultantes de uma nova metodologia de créditos de carbono desenvolvida pela AkzoNobel e pela Fundação Gold Standard, forem finalizadas no próximo ano.

 

O esquema permite que navios gerem renda na forma de créditos de carbono através da redução das emissões de CO2. Um total de 17 navios serão contemplados nas duas primeiras ações, enquanto cerca de outros 50 deverão aderir ao sistema até o final do ano.

 

A metodologia de referência baseia-se na substituição de sistemas anti-incrustantes, que contém biocidas em suas fórmulas, para revestimentos premium avançados que não utilizam biocidas, tal como o Intersleek, que faz parte da linha de produtos de revestimentos marítimos da International, da AkzoNobel.

 

“Proprietários de navios e operadores estão sob crescente pressão para aumentarem a eficiência e melhorarem sua gestão de sustentabilidade. Sendo assim, a possibilidade de transformarem a eficiência energética dos créditos de carbono em benefícios reais é um avanço oportuno e significativo”, afirma Trevor Salomon, Gerente do Negócio Intersleek da Marine Coatings da AkzoNobel.

 

“Com base nos 100 navios elegíveis, que já converteram seus anti-incrustantes à base de biocidas para a tecnologia Intersleek, há uma estimativa de que US$ 2,8 milhões em créditos de carbono estejam potencialmente disponíveis para os proprietários e operadores de navios.”

 

Além de poder vender esses créditos de carbono, o esquema também oferece os proprietários de navios a possibilidade de repassá-los a outros interessados, como ,por exemplo, empresas de carga para que essas compensem suas emissões. Podem ser usados também para compensar voluntariamente outras fontes de emissões de CO2.

 

“Estamos constantemente à procura de inovações menos tradicionais e este empolgante projeto – que oferece benefícios de sustentabilidade aos clientes, assim como a redução das emissões no transporte – é um exemplo perfeito da nossa abordagem de sustentabilidade em nossa plataforma Planet Possible“, disse Conrad Keijzer, membro do Comitê Executivo da AkzoNobel responsável por Performance Coatings.

 

O CEO da Fundação Gold Standard, Adrian Rimmer, acrescentou: “Esta iniciativa pioneira foi projetada para ajudar a aumentar a adesão à tecnologias limpas na indústria de transporte marítimo internacional. Estamos acompanhando de perto seu progresso com grande entusiasmo”.

 

Lançado em abril, o esquema é a primeira metodologia revisada por pares e validada de forma independente, o que permite que navios gerem créditos de carbono com base nas reduções de emissões de CO2 que conseguirem gerar.

 

A unidade Marine & Protective Coatings é uma das líderes mundiais em tintas para proteção industrial, marítima e iates. Oferece produtos de alto desempenho, qualidade e tecnologia, com os mesmos padrões em todas as 19 fábricas que possui espalhadas pelo mundo, operando em 54 países diferentes. Com equipes de pesquisa e desenvolvimento em diversas localidades, a unidade supre não somente necessidades globais, mas também as necessidades dos mercados regionais. No Brasil, sua fábrica está instalada em São Gonçalo (RJ) desde 1926, sendo esta a unidade pioneira da América Latina. A AkzoNobel Marine & Protective Coatings tem como grande preocupação o desenvolvimento de produtos ecológicos, além da promoção do bem-estar. Para mais informações, visite www.akzonobel.com/international

 

As atividades da AkzoNobel no Brasil estão divididas em suas três principais áreas de negócios mundiais: Tintas Decorativas; Performance Coatings e Especialidades Químicas. Cada área possui unidades de negócios dedicadas a serviços específicos. Em Tintas Decorativas, a companhia trabalha com as marcas Coral e Sparlack. Dentro de Performance Coatings, existem as unidades Automotive&Aerospace Coatings (marcas Wanda e Sikkens); Marine & Protective Coatings (marca International); Powder Coatings (marcas Interpon e Resicoat), Industrial Coatings (Coil Coatings, Packaging Coatings e Wood Finishes and Adhesives, que inclui Resinas Iguatu). Já, em Especialidades Químicas, estão inclusas as unidades Pulp and Performance Chemicals (marca Eka), a Surface Chemistry e a Functional Chemicals. São, ao todo, 2.900 colaboradores distribuídos em 15 fábricas em seis estados e que fazem do Brasil o 4º maior mercado para a companhia. Por seu amplo portfólio e presença em diferentes áreas de atuação, a AkzoNobel está presente na vida cotidiana do brasileiro e trabalha para oferecer cada vez mais produtos inovadores e sustentáveis, em linha com sua missão e filosofia.

 

A AkzoNobel é uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas. Fornecemos produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalhamos com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os nossos clientes. O nosso portfólio inclui marcas bem conhecidas como Coral, Sparlack, Wanda, Sikkens, International e Eka. Com sede em Amsterdã, na Holanda, somos consistentemente indicados como uma das empresas líderes na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, os nossos 50.000 colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos em entregar produtos e tecnologias de ponta, capazes de atender às crescentes demandas de um mundo em constante evolução.