A Clinton Global Initiative reconheceu, nesta semana, a promessa da AkzoNobel em ajudar as cidades do mundo todo a se tornarem mais resilientes frente aos desafios do século 21.

 

O compromisso, feito oficialmente pelo CEO da AkzoNobel Ton Büchner na Reunião Anual da Clinton Global Initiative em Nova York, estabelece uma parceria com o 100 Cidades Resilientes – um programa liderado pela Fundação Rockefeller.

 

Além de compilar um guia de resiliência urbana para as cidades, a AkzoNobel também se comprometeu a realizar projetos especiais em quatro cidades presentes na lista do programa 100 Cidades Resilientes.  A empresa oferecerá, ainda, sua expertise em tintas, revestimentos e produtos químicos para os comitês do programa.

 

“A parceria com a Fundação Rockefeller e com o programa 100 Cidades Resilientes ocorreu de forma natural para a AkzoNobel, após o lançamento da nossa iniciativa Human Cities (Cidades Humanas), em junho”, explicou Büchner. “Ela traz mais uma prova de quão sério é nosso compromisso perante os muitos desafios que estão sendo enfrentados por algumas das maiores áreas urbanas do mundo.”

 

Büchner acrescentou que, com o Compromisso de Ação à Clinton Global Initiative, a AkzoNobel reforça sua posição como uma das principais empresas na área de resiliência urbana e regeneração, ajudando urbanistas e políticos a adicionarem mais capacidade e adaptabilidade aos sistemas municipais, negócios e comunidades.

 

“Como líder do setor, com operações em 80 países, temos uma posição privilegiada para desempenharmos um papel fundamental na construção de cidades resilientes em todo o mundo.  Podemos oferecer não somente resistência física à estruturas, mas também criar sensos de comunidade, de identidade e de pertencimento mais fortes”, continuou Büchner.

 

“Assim, acreditamos que podemos fazer uma contribuição vital e tomarmos medidas positivas para ajudar a tornar a vida em cidades mais agradável, inspiradora e vibrante para os habitantes em todo o mundo.”

 

Michael Berkowitz, presidente do programa 100 Cidades Resilientes, fez o seguinte comentário após o anúncio do compromisso da AkzoNobel: “Estamos orgulhosos de nos unirmos à AkzoNobel em nossos esforços para tornar as cidades ao redor do mundo mais resilientes.  A AkzoNobel é líder no desenvolvimento de ferramentas de construção de resiliência e estamos ansiosos para trabalharmos juntos, oferecendo essas ferramentas às cidades. Um dos princípios fundamentais da nossa organização é influenciar o mercado e ajudar a iniciativa privada a entender quais são as ferramentas de construção de resiliência que as cidades precisam, e essa parceria nos ajudará a cumprir essa promessa.”

 

A iniciativa Human Cities da AkzoNobel conta com seis pilares fundamentais – cor, patrimônio, transporte, educação, esporte e lazer, e sustentabilidade – e foi projetada para vencer os desafios e oportunidades que as cidades do século 21 enfrentarão.

 

Criada em 2005, a Clinton Global Initiative encoraja os líderes globais a criarem e implementarem soluções inovadoras aos desafios mais urgentes do mundo.

 

O 100 Cidades Resilientes é um programa lançado pela Fundação Rockefeller que visa ajudar as cidades a se tornarem mais resilientes aos desafios físicos, sociais e econômicos que crescem cada vez mais no século 21.