03A partir de avaliação das iniciativas das empresas brasileiras que aderiram ao Pacto Global na gestão de fornecedores a ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade iniciará as atividades do Comitê de Sustentabilidade dia 22 de julho (terça-feira), das 10h00 às 12h00, na Deloitte (Rua Henri Dunant, 1383, São Paulo 12 andar, São Paulo/SP). As exposições centrais serão feitas pela secretária executiva da Rede Brasileira do Pacto Global no Brasil, Renata Seabra,e o Superintendente Executivo de Gestão Integral de Gastos do Banco Santander, Antonio Augusto Coutinho.

 

De acordo com a diretora executiva da ANEFAC Sustentabilidade, Camila Araujo, o encontro permitirá a integração de associados e interessados cujas empresas têm o compromisso de atender os princípios do pacto e necessitam de troca de idéias e suporte. Esta ação visa ainda a difusão destes princípios para a cadeia de fornecedores de empresa, independente de seu porte, diante da compreensão de serem extensão natural da corporação. A participação é gratuita para associados e demais interessados pagam taxa de R$ 30,00. Informações: eventos@anefac.com.br ou (11) 2808-3200

 

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 5.200 organizações signatárias articuladas por 150 redes ao redor do mundo.

 

Camila Araujo é a sócia responsável pelo Centro de Governança Corporativa e prática de Sustentabilidade da Deloitte. Possui 13 anos de experiência profissional em projetos de consultoria em Gestão de Riscos, Controles Internos, Auditoria Interna e Sustentabilidade em empresas multinacionais inseridas nas indústrias de Manufatura e Consumer Business, com forte envolvimento em projetos multidisciplinares incluindo período no qual participou de programa de desenvolvimento profissional no Canadá. Possui experiência na realização de projetos de estruturação de processos, implementação de gestão de riscos, diagnóstico de governança corporativa, compliance para atendimento aos requisitos regulamentares e auditoria interna. Com graduação em Engenharia Química e Pós-graduação em Administração de Empresas.

 

Integra o comité na condição de diretora Julia Moretti, gerente na área de sustentabilidade da Deloitte, com mais de 06 anos de experiência em projetos de consultoria de Gestão de Riscos, Controles Internos, Auditoria Interna e Sustentabilidade em empresas multinacionais inseridas nas indústrias de Manufatura, Consumer Business, Serviços, Mineração e Financeira. Avaliadora do Prêmio CICA – Canadian Institute of Chartered Accountants para Relatórios de Sustentabilidade no ano de 2011. Possui experiência na área de gestão socioambiental desenvolvendo e implementando os padrões ISO, OHSAS e Protocolos do IFC, ISE, ETHOS, GRI, GHG, AA 1000, DJSI e CDP.  Atuação em projetos de engajamento de stakeholders, definição de materialidade, análise de ciclo de vida, gestão de riscos e mapeamento de processos em organizações. Bacharel em Relações Internacionais pela UNESP e MBA em Sustentabilidade pela FGV. PMO professional e Lead Assessor ISO14001.