Idealizado pela ContruAmbiental, o projeto visa a compensação de CO² e permite reaproveitar 75% do lixo produzido durante congresso

A ConstruAmbiental, especialista em soluções para o desenvolvimento sustentável, criou um projeto que torna grandes eventos sustentáveis, reduzindo, por exemplo, a quantidade de lixo, energia utilizada, e até mesmo, emissão de gás carbônico para o meio ambiente. Entre os dias 22 e 25 de setembro ocorre no Anhembi, em São Paulo, o congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica /
Medicina Laboratorial, o primeiro no País a utilizar o modelo.

Para ser ter uma ideia da importância de ações como essa, uma pessoa gera em torno de 4 Kg de lixo por evento. Para o congresso estima-se um público de 5.000 pessoas, ou seja, aproximadamente 20 t de materiais que iriam diretamente para o lixo. Com o projeto da Construambiental, 75% desse material serão reaproveitados.

O material que poderá ser reutilizado será recolhido e destinado a ONGs e associações. Durante o evento, haverá no local uma mine usina de tratamento de recicláveis, uma parceria da Cooperativa Associação Viver Bem.

Além disso, toda a infraestrutura do congresso foi pensada com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica em 30%. “No Brasil ocorrem por ano 2.300 feiras, que geram um volume muito grande de lixo e materiais que são inutilizados. Muitas vezes, a maior parte desse material pode ser reutilizado, ou destinado a outro fim, reduzindo os custos de produção desses eventos, e principalmente, a agressão ao meio ambiente” comenta Alan Oplustil, diretor da ConstruAmbiental.