O filme de animação “Rio”, uma milionária produção da 20th Century Fox que na próxima sexta-feira (8) estreia em 150 países, levará às telas de cinema de todo o mundo as paisagens cariocas que ganharam fama em cartões-postais e guias de viajantes.

Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, o longa-metragem narra as aventuras de Blu, uma arara-azul que chega ao Rio de Janeiro para conhecer Jade (Jewel na versão original), a última fêmea de sua espécie, com a qual percorre os pontos turísticos da cidade.

Divulgação
Animação "Rio" (foto), de Carlos Saldanha, estreia na próxima sexta-feira (8) nos cinemas brasileiros
Animação “Rio” (foto), de Carlos Saldanha, estreia na próxima sexta-feira (8) nos cinemas brasileiros

A produção, considerada frequentemente uma grande “campanha turística”, será exibida em mil salas de cinema do Brasil e seus criadores calculam que cerca de 160 milhões de pessoas de todo o mundo verão as maravilhas paisagísticas do Rio de Janeiro –ainda que em formato de animação.

Em seu desejo de levar ao exterior uma imagem positiva e exótica da cidade, Saldanha reproduziu um esplendoroso e colorido Sambódromo, onde as duas araras chegam até a desfilar em uma escola de samba.

O cineasta, diretor da trilogia “A Era do Gelo”, também não esqueceu de outras duas marcas da cidade: o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

“ORGULHO”

“Espero que os espectadores, brasileiros ou não, possam sentir, ao ver o filme, um pouco do orgulho e da paixão que eu sinto por ter nascido aqui”, disse Saldanha a um grupo de jornalistas no Rio.

O futebol, com um jogo de grande rivalidade entre Brasil e Argentina, e a praia de Ipanema, lugar de encontro de cariocas e turistas, são outros dois elementos característicos presentes na animação.

Com este longa-metragem, rodado em 3D, o Rio de Janeiro é mostrado em seus clichês para ser projetado no exterior, o que foi na contramão da recomendação de especialistas, que aconselham um afastamento da fórmula samba, futebol e carnaval para diversificar o turismo.

CAMPANHA

Por trás de “Rio” existe uma grande campanha de promoção que incluiu um anúncio do filme na final da Super Bowl, o evento esportivo mais importante dos Estados Unidos que a cada ano atrai uma audiência que supera os 100 milhões de espectadores.

Por essa peça publicitária de 30 segundos, a produtora desembolsou US$ 3 milhões, segundo cálculos da imprensa.

Sob a direção do compositor Sérgio Mendes, o elenco musical do filme conta com Carlinhos Brown, o britânico Taio Cruz e o cantor Will.I.am, do grupo americano Black Eyed Peas.

Para dublar alguns dos personagens, “Rio” também recorreu aos atores Anne Hathaway, Jesse Eisenberg e Jamie Foxx, três nomes conhecidos de Hollywood, que no mês passado vieram ao Rio de Janeiro para apresentar o longa-metragem.

A origem da popularidade de Blu está em uma estratégia da prefeitura do Rio de Janeiro, que financiou parte de uma grande campanha publicitária que incluiu, entre outras ações, a exibição de vários trailers do filme em uma enorme tela que foi instalada na fachada do Copacabana Palace.

Até o prefeito Eduardo Paes contribuiu para o êxito da arara ao indicá-la como “o novo símbolo da cidade”.

Segundo cálculos da Riotur, a empresa municipal de turismo, as campanhas promocionais do filme alcançaram um número próximo aos dois bilhões de pessoas no mundo todo, em uma tentativa de projetar uma imagem idílica do Rio de Janeiro, cidade-sede da Copa do Mundo 2014 e sede das Olimpíadas de 2016.

Para o presidente da RioFilme, Sérgio Sá Leitão, o filme “é provavelmente a maior homenagem que Hollywood fez a uma cidade”.

fonte: Folha de SP