O município de Antônio Prado possui um Patrimônio Histórico e Artístico, constituído por casas de madeiras e alvenaria, que foram construídas no final do século XIX e início do século XX pelos imigrantes italianos, mantendo um estilo de vida totalmente sustentável.  Essas casas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1989, com 48 edificações localizadas nas principais ruas do centro da cidade. É o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à Imigração Italiana no Brasil, sendo considerado de suma importância para a preservação da cultura e identidade nacional.
Antônio Prado tem como ponto forte a cultura herdada dos imigrantes italianos, através das construções, da gastronomia, do vestuário e do dialeto Vêneto. A cidade busca valorizar não só o patrimônio material, mas também a cultura popular através do patrimônio imaterial.  As manifestações culturais, o dialeto falado diariamente pelos moradores e o artesanato, fazem parte do dia a dia dos moradores locais, preservando assim, os costumes e os antigos hábitos dos imigrantes.
Casa de Artesanatos


O artesanato de Antônio Prado conta com inúmeros artefatos, entre eles o crochê, o macramé, a bainha aberta e principalmente o frivoletê – técnica extinta em muitos lugares. Das mãos habilidosas de senhoras Pradenses são produzidas peças únicas e de rara beleza.  O capricho e a dedicação são registrados através da confecção de objetos em palha de trigo e milho. A beleza da cidade retratada na figura do imigrante expressando a identidade de um povo.
Igreja Matriz


A igreja foi construída em alvenaria de 1891 a 1897. Em 1911, chegaram puxados por carretas, os três sinos da igreja: o maior pesa 890 quilos e o menor, 464 quilos. Em 1912 foi erguido ao lado esquerdo da igreja, o campanário de madeira para abrigar os novos sinos. Em 1899, a igreja sofreu sua primeira reforma e embelezamento. Entre os anos de 1925 e 1928 ocorreu à segunda reforma da igreja, a mesma ganhou novos vitrais que culminou na construção das novas escadarias para o acesso a igreja. Já na década de 50, o artista italiano Emilio Benvenutto Zanon foi contratado para fazer as pinturas internas da igreja.

Centro Cultural Padre Schio (Museu e Arquivo Histórico)
No espaço destinado ao Museu Municipal encontra-se boa parte da história de Antônio Prado, peças/objetos de grande significado histórico/cultural que retratam a identidade local. A visita ao museu proporciona uma viagem ao passado, mostrando a história de um povo que, através da fé inabalável e do trabalho árduo, não mediu esforços para transformar, aos poucos, uma terra inóspita, selvagem, numa cidade bela de se viver.

Gruta Natural


Localizada a, aproximadamente, 1 km do centro da cidade, a Gruta Natural acolhe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes desde a década de 30. No local encontra-se um campanário construído na década de 40 em madeira e que abriga o sino doado na época. É o retrato da religiosidade de um povo de muita fé.

Moinho Franscescatto


Localizado na estrada Protásio Alves, na Linha 21de Abril, cerca de 3 km da cidade, o moinho é uma verdadeira herança deixada pelos nossos colonizadores. Construído na década de 30, o então proprietário Beijamin Simioni desmanchou seu velho casarão de madeira, localizado na Linha 30, e com o mesmo material construiu, na beira do Arroio Colombo, na Linha 21 de Abril, outro prédio, o qual, mais tarde (1947), foi transformado em moinho pela família Francescatto. O funcionamento do moinho baseia-se na força motriz da roda d’agua, que, através de um canal construído na terra, canaliza a água do arroio até a roda de madeira que impulsiona as engrenagens ligadas por correias, movendo os equipamentos do moinho. O moinho é visitado e admirado por visitantes das mais diversas partes do país.

Santuário da Madona de Monte Bérico

Localizado na Linha 21 de Abril, cerca de 5 Km da cidade, o Santuário recebeu sua primeira bênção em 12 de fevereiro de 1896. Em 1996 a Capela comemorou seu centenário e através de pedido feito ao Conselho Administrativo da Basílica de Monte Bérico, em Vicenza/Itália, o santuário recebeu uma nova imagem de Nossa Senhora de Monte Bérico, que substituiu a trazida pelos antigos imigrantes.

Cascatas da Usina


Na década de 20, deu-se início a construção da primeira usina hidrelétrica do município. Com o apoio de uma turbina e de um depósito de água localizado numa das quedas d‘água, a usina gerava energia elétrica para a cidade de Antônio Prado. Localizadas na estrada Júlio de Castilhos, cerca de 6 km do centro da cidade, as Cascatas da Usina oferecem aos visitantes belas quedas d’água e lindas paisagens naturais.

Imagens: Lucas Lermen/ Divulgação Secretaria de Turismo