Na última quarta-feira, mais uma apagão atingiu o Nordeste do país. Ao menos oito estados da região foram afetados e tiveram residências, comércios e indústrias sem luz por algumas horas. Muitos apontam uma queimada no Piauí como a causa do incidente, mas a questão pode ser bem mais grave que esta: Por que o sistema energético nacional fica tão refém de falhas pontuais e por que tantos apagões afetam nossa população? Para se ter uma ideia, o desta semana foi o terceiro apagão em menos de um ano.

É muito comum nos depararmos com questões voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, no entanto muitos especialistas enxergam o abastecimento de energia a nossos lares e indústrias como o principal problema. Falhas na manutenção de equipamentos, a incapacidade de finalizar construções de usinas e a falta de investimento em fontes previsíveis são apontadas por muitos especialistas como as reais causas desses apagões, que questionam as justificativas do governo, quase sempre relacionadas a erros humanos.

Para comentar a questão, sugiro entrevista com o especialista em energia, Mikio Kawai Jr., diretor executivo da Safira Energia, companhia que atua na comercialização de energia, além de consultoria e prestação de serviços em representação de entidades no âmbito da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Mikio é economista formado pela FEA-USP, mestre em economia pela Unicamp e Advanced Executive Management pela IESE Business School.