“Hortas na Educação Ambiental” destaca uma atividade que pode e deve ser melhor aproveitada pela sociedade brasileira.
Na escola, na comunidade e em casa, as autoras Maria Célia Bombana e Silvia Czapski discutem todos os benefícios da rica experiência das hortas orgânicas, desde o contato das crianças com a terra e a natureza, o consumo de produtos naturais e saudáveis e a questão de responsabilidade e trabalho em equipe que a atividade exige.
Mas tudo em um tom muito agradável e afetivo, não fazendo disso uma tarefa chata e desgastante, mas uma brincadeira agradável e pedagógica entre toda a turma.
A obra possui um texto muito claro e linguagem simples que auxilia qualquer leitor interessado em montar uma horta. As explicações e dicas são um verdadeiro “guia”, e abordam todas as questões e dificuldades dos “agricultores” de primeira viagem.
Depois de ensinar a escolher o terreno e montar os canteiros, quadros ilustrativos apresentam os meses de plantio e colheita de diversas hortaliças, como alface, berinjela, cenoura, espinafre, abobrinha, milho e mandioca.
Para quem possui um pouco mais de espaço ou experiência, as autoras também apresentam sugestões de plantas medicinais (erva-doce, manjericão, hortelã) e até como escolher, plantar e cuidar de árvores.
A segunda parte do livro é dedicada às atividades práticas e educacionais (contato com o solo, cores, formas, higiene, calendário, observação, etc.) da horta. A primeira fase é direciona a crianças de 3 a 4 anos, a segunda às crianças de 5 anos e a terceira às crianças de 6 e 7 anos.
Todas as vivências e atividades experimentadas e sugeridas no livro são fruto de cerca de 15 anos de experiências do grupo AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental), que inspirou muitos outros além do próprio livro.
*
“Hortas na Educação Ambiental”
Autoras: Maria Célia Bombana e Silvia Czapski
Editora: Peirópolis
Páginas: 104
Quanto: R$ 36,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
Fonte:VEJA