Mais rapidez e conforto, menos poluição e congestionamento. São essas as metas do Sistema Integrado Metropolitano na região da Baixada Santista, mais conhecido como VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que ligará a Esplanada dos Barreiros (São Vicente) até o porto de Santos. O convênio de cooperação técnica e apoio recíproco com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) de São Paulo foi aprovado pelo Comitê Gestor de Parceria Público-Privada do governo estadual na quarta-feira (10/04).

 

O projeto prevê a integração do transporte de média capacidade nas linhas troncais – onde funcionará o metrô leve – com os veículos sobre pneus, que circularão nas linhas alimentadoras e complementares. Entre as medidas a serem implementadas a partir do acordo estão o desenvolvimento e execução conjunta de ações como planejamento, implantação, operação, manutenção e expansão do sistema, tendo duração inicial de cinco anos, prazo que poderá ser renovado.

 

A etapa de cerca de 10 km entre Santos e São Vicente está orçada em R$ 700 milhões, sendo que R$ 500 milhões serão custeados pelo governo estadual. O restante ficará a cargo da empresa vencedora da licitação, cujo edital deverá ser publicado no prazo máximo de dois meses.

 

         O anúncio da aprovação do convênio foi feito na quinta-feira (11/03) pelo governador José Serra, na sede da ACS (Associação Comercial de Santos), no Seminário Baixada em Ação 2010 – Crescimento com Sustentabilidade, cuja abertura contou com a presença do prefeito João Paulo Papa.

 

Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Santos