O Conselho Nacional de Turismo, órgão oficial do Ministério do Turismo, aprovou, por maioria de seus conselheiros, em reunião realizada dia 3 de julho, no auditório do Hotel Holliday Inn, no Parque Anhembi, em São Paulo, o ingresso da CNTur – Confederação Nacional do Turismo, naquele órgão técnico, como representante de nível superior do turismo brasileiro. O CNT é integrado por representantes de Ministérios, órgãos do Governo Federal e entidades civis representativas do trade turístico nacional.

O ingresso da CNTur no Conselho Nacional do Turismo representa a consagração final do reconhecimento da entidade como representante específica do setor produtivo do turismo brasileiro, integrado pelas categorias de  agências e operadoras de viagens, hotéis, restaurantes, bares e casas de diversão, empresas  organizadoras de eventos e parques temáticos.

Além do Presidente Nelson de Abreu Pinto, acompanharam a reunião: Michel Tuma Ness, Presidente da FENACTUR – Federação Nacional do Turismo, Estanislau Emílio Bresolin, da FHORESC – Federação de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina, Paulo César Pedrosa, Presidente da FHOREMG – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Minas Gerais, Rogério Vieira, Presidente da FENERC – Federação Nacional de Restaurantes Comerciais e de Refeições Coletivas, presidentes de sindicatos da categoria de todo o país e diretores da Confederação.

Após a aprovação, o Presidente Nelson de Abreu Pinto usou da palavra para agradecer o apoio recebido daquele colegiado, pela aprovação do ingresso da CNTur, a mais nova entidade sindical patronal de 3° Grau do país, cujo ato de reconhecimento pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 28 de janeiro de 2009.

Nelson fez um breve histórico sobre a luta pelo reconhecimento da CNTur, e explanou sobre os planos e a criação de uma Plataforma Nacional do Turismo, com a implantação de políticas públicas que favoreçam o Turismo para Todos. Falou sobre a importância da criação do Sistema “S”, com o SESTUR – Serviço Social do Turismo e o SENATUR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo, cujo Projeto de Lei já tramita no Senado Federal, por iniciativa do Senador  Leomar Quintanilha (PMDB-TO). Solicitou espaço na próxima reunião do CNT, para apresentar detalhes sobre a Plataforma do Turismo Nacional.

Mídia especializada homenageia CNTur em jantar da ABRAJET
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET, homenageou a CNTur – Confederação Nacional do Turismo, durante jantar da entidade no Restaurante Villa Távola, em São Paulo, reunindo 60 jornalistas de turismo dos diversos estados brasileiros, pelo ingresso da entidade no Conselho Nacional do Turismo. Além dos profissionais da imprensa especializada, compareceram ao evento o Presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, o Vice-Presidente Michel Tuma Ness, o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Ezequiel Nascimento, Secretário Nacional de Política de Emprego e o jornalista Salvador Alves Dias, representante da imprensa turística européia.

O Presidente da ABRAJET, Cláudio Magnavita de Castro, saudou o Presidente Nelson de Abreu Pinto, enaltecendo seu trabalho competente e persistente em favor do reconhecimento da CNTur, dizendo acreditar que a entidade será um instrumento da melhor valia e qualidade na defesa do desenvolvimento do turismo brasileiro. Falaram ainda o vice-Presidente Michel Tuma Ness e o representante do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento.

O Presidente Nelson de Abreu Pinto, ao agradecer as homenagens, fez uma abordagem geral sobre as ações e projetos da CNTur, para alcançar o plano desenvolvimento do setor no país, alcançando o patamar de respeito que merece no cenário social e econômico do Brasil.

Revista Ecoturismo