Duas fêmeas de tubarão-lixa chegaram no Aquário de Santos, litoral de São Paulo, na última quinta-feira (22) e já estão em exposição para aqueles que passam pelo local.

Segundo a prefeitura, os animais foram doados pelo Aquário de Natal (RN), após viajar por três dias em um caminhão com caixas d’água de 1.300 litros cada.

As fêmeas recém-chegadas fazem companhia para outra da mesma espécie, que está no aquário há 18 anos. A antiga moradora não teve alteração de comportamento após a chegada das duas fêmeas, segundo o monitor de educação ambiental Alex Ribeiro.

“A expectativa de vida do tubarão-lixa é de 20 anos e, para que eles atinjam este patamar, é essencial que estejam adaptados ao ambiente e que seja feito um trabalho técnico direcionado”, disse Ribeiro.

Francisco Arrais/Divulgação
Duas fêmeas de tubarão-lixa chegaram no Aquário de Santos (SP) na última quinta-feira (22)

O tubarão-lixa é um dos mais populares da espécie. Ele vive em águas mornas, pode ser encontrado da superfície até uma profundidade de 60 metros e dorme um em cima do outro, chegando a formar pilhas de até 30 tubarões.

A alimentação desse animal é baseada em peixes que habitam o fundo do mar e, no Aquário, o cardápio é de lula, carne de siri e filé de merluza.

O Aquário de Santos está localizado na Praça Luiz La Scala, s/nº, na Ponta da Praia, e funciona de segunda a sexta das 9h às 18h45. Nos finais de semana, feriados e pontos facultativos, o funcionamento vai até as 19h45. O ingresso custa R$5, com desconto de 50% para estudantes e isenção para crianças até 12 anos e maiores de 60 anos.