Em sessão solene que será realizada nesta quarta-feira (26), a Assembleia Legislativa do Amapá estará entregando medalhas de Mérito Legislativo Anníbal Barcellos a várias autoridades do Judiciário, além de conceder títulos de Cidadão Amapaense a pessoas que residem no Amapá há bastante tempo. Ao todo cerca de 40 pessoas serão agraciadas com as honrarias, dentre elas três ministros, Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, Ari Pargendler e Arnaldo Esteves de Lima, do Superior Tribunal de Justiça, Phelippe Daou, diretor-presidente da Rede Amazônica de Televisão, que vão receber medalhas de Mérito Legislativo Anníbal Barcellos, propostas dos deputados Edinho Duarte, Moisés Souza, presidente da Casa e Eider Pena, respectivamente, os senhores José Luiz Ortiz Virgolino, Mário Sílvio Mendes Negromonte e Antonio Lanini Gomes estarão recebendo títulos de Cidadão Amapaense, indicações dos deputados Eider Pena, Júnior Favacho e Michel JK. A solenidade deve ocorre por volta de 11 horas, logo após o retorno das autoridades do Judiciário do Vale do Jari, onde estarão inaugurando uma Vara da Justiça Federal na cidade de Laranjal do Jari. A comitiva com os ministros chega a Macapá na terça em voo direto de Brasília, em seguida viaja para o Vale, onde pernoita para a solenidade de inauguração no dia seguinte.
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é o convidado de honra dos deputados estaduais para o importante evento. Também foram convidados os senadores Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Gilvan Borges(PMDB-AP)
Programação – A sessão solene para a entrega das honrarias ainda faz parte da programação de 20 anos de instalação do parlamento amapaense, que dentre outros eventos teve café da manhã com membros dos poderes, com prefeitos, membros da bancada federal, com artistas, uma exposição de telas do artista plástico Karlos Cantuária (deputado Keka Cantuária), além do Festival de Música Aberta, realizado no dia 19 de outubro, quando foi comemorada a instalação do Parlamento.
Autoridades – A relação das autoridades, ministros, juízes, desembargadores, procuradores,
empresários e cidadãos comuns é a seguinte:
Ministros
Gilmar Mendes (STF)
Ari Pargendler (STJ)
Arnaldo Esteves (STJ)
Senadores
José Sarney
Gilvan Borges
Randolfe Rodrigues
Desembargadores
Fernando Tourinho(federal)
Dôglas evangelista
Mário Gurtiev
Luis Carlos Gomes
Gilberto Pinheiro
Edinardo Souza
Carmo Antônio de Souza
Constantino Brahuna
Agostino Silvério
Honildo Amaral
Raimundo Vales
Juizes
Suely Pereira Pini
Rui Guilherme Filho
Rommel Araújo de Oliveira
Reginaldo Gomes de Andrade
Mário EuzébioMazurek
Adão Joel
Alaíde de Paula
AntonioErnesto Collares
EstellaSimone Ramos
Cezar Augusto Scapin
Cezar Augusto Pereira
Décio Rufino
Eduardo Contreras
João Guilherme Lages
José Luciano de Assis
Procuradores
Joel Souza das Chagas
Márcio Augusto Alves
Raimunda Clara Banha Picanço
Senhores
Jaldo de Souza Santos
Olinto Herculano de Menezes
Francisco Cândido de Melo
Mário Silva Negro Monte
Manoel Renato Machado filho
Phelippe Daou