Além de proporcionar a troca de conhecimento e capacitar pessoas, um dos primeiros projetos é fazer o levantamento de cargos e níveis salariais dos profissionais, em parceria com uma grande consultoria

São Paulo, março de 2011 – Com auditório lotado e transmissão ao vivo pela web, foi lançada oficialmente, dia 21 de fevereiro, a Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, cujo objetivo é representar, conectar e fortalecer a atuação do profissional de sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, cidadania corporativa e investimento social privado, entre outras.

No evento de lançamento, foi realizado o debate “Quem É o Profissional da Sustentabilidade?”, que contou com a presença de Maria Luiza Pinto (Santander), Martin Bernard (Panelli Motta Cabrera & Associados) e mediação da jornalista Ana Luiza Herzog, responsável pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

“A entidade vai levar sempre em conta a articulação intersetorial que promova a troca de experiências entre os profissionais, a contribuição na formação do profissional e a disseminação de conhecimento sobre a área, na área ou em áreas afins”, diz Marcus Nakagawa, consultor em educação para sustentabilidade e gestão para o terceiro setor que, com os inputs de seus colegas, idealizou a Associação.

Com base nessas premissas, a Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade tem como visão ser referência como um movimento de pessoas que influenciam decisivamente na promoção de condições justas, inclusivas e sustentáveis nas relações dos seres humanos com o meio em que estão inseridos, sempre baseados na ética, respeito, coerência, comprometimento e equilíbrio, complementa o grupo.

Hoje a Associação possui um grupo gestor de 20 pessoas que voluntariamente desenvolvem atividades compartilhadas. Dentro dele, há outros três grupos. O Grupo de Trabalho de Estruturação e Planejamento Organizacional facilitou a criação da missão, visão e objetivos da Associação. Esse grupo também está trabalhando na estruturação funcional da organização. De acordo com Fabiano Rangel, advogado, coordenador do grupo, “uma das nossas expectativas com a associação é encontrar meios de apresentar para a sociedade e também para o mercado quem é esse profissional e qual a sua contribuição, o que faz e o que pode ser esperado dele”.

O Grupo de Trabalho Focado em Gestão do Conhecimento desenvolverá ações visando o compartilhamento e a produção de conhecimento entre os profissionais. O conhecimento será organizado, sistematizado e divulgado entre as pessoas. O evento de lançamento da Associação por meio do debate, por exemplo, foi uma iniciativa visando compartilhar e estimular a troca e desenvolvimento de conhecimento que, mais adiante, deve ser disponibilizado para todos os associados. Outro projeto do grupo é uma pesquisa salarial dos profissionais, que será realizada em parceria com uma grande consultoria. “Temos a preocupação em prover conhecimento e informação para o profissional de sustentabilidade. Neste ano, promoveremos eventos que estimulem e fomentem o debate sobre o perfil deste profissional, divulgaremos o código de ética do profissional da sustentabilidade, além da parceria com a Deloitte da pesquisa salarial. Também promoveremos encontros de networking para que todos os profissionais tenham oportunidade de se conhecer e de conhecer a associação, completa a coordenadora, Ana Carolina Velasco.

Já o Grupo de Trabalho de Comunicação visa à mobilização e o trabalho em redes dos associados. Hoje, a Associação tem um grupo no Linkedin, com o título Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade http://migre.me/3StSs, com 135 membros, um blog (http://abraprosus.blogspot.com/) com 60 seguidores, Twitter (http://twitter.com/abraprosus) com 100 e um mailing com 610 profissionais cadastrados. A Associação também marca presença no Facebook, YouTube (http://migre.me/42KHY) e SlideShare (http://www.slideshare.net/ABRAPROSUS). Vivian Garcia, coordenadora do grupo, diz que as ações e atuações em busca da sustentabilidade ainda são um grande desafio para as pessoas, um verdadeiro exercício do pensamento complexo. São muitas as inter-relações e extensos os impactos. Por isso, é importante que as empresas compreendam a importância de terem profissionais que fomentem esse pensamento dentro de suas estruturas, sejam eles técnicos-especialistas ou articuladores. “Nesse sentido, a comunicação é um fator importante para o desenvolvimento e fortalecimento do trabalho desses profissionais, à medida que pressupõe um intercâmbio constante de informações e experiências. Na Associação, esse é o papel principal do GT de comunicação: conectar os profissionais, provendo-os de ferramentas para compartilhamento de conteúdo e informações que, cada vez mais, fortaleçam o papel desse profissional e da Associação”, finaliza Vivian.

Todos os integrantes dos Grupos de Trabalho são voluntários. Assim, a participação dos interessados em contribuir com este primeiro momento da Associação é livre e aberta a novas adesões.

De acordo com os integrantes da Associação, o setor ainda não está bem estruturado. Os grupos organizacionais estão experimentando um momento intenso de mudanças que, dependendo da cultura, valoriza mais ou menos o profissional que atua em sustentabilidade. Hoje, muitas empresas que contratam executivos dessa área têm dificuldades de nomenclatura e descrição de cargos e os valores dos salários são muito desiguais e sem base comparativa. Dessa forma, a Associação vem ao encontro dos interesses desses profissionais, que poderão fortalecer ainda mais o mercado em que atuam.

Oficina da Comunicação Integrada – Assessoria de comunicação da

Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade

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