Foi realizado no ultimo dia 29 de novembro no Uniron Shopping em Porto Velho/RO, o XI Seminário Internacional de Sustentabilidade e XI Premio Ecoturismo, que é considerado altamente sustentável e de grande relevância pela comunidade amazônica e rondoniense.
O evento que teve quase um ano de preparação, contratando grandes nomes da área internacional e nacional, experts nas temáticas de integração, energias renováveis, pecuária e lavoura sustentável, cidades sustentáveis, gerou dezenas de negócios entre os participantes e dezenas de empregos temporários diretos e indiretos, causando um impacto na economia rondoniense de mais de 1 milhão de reais, entre todos os segmentos da economia envolvidos na organização do seminário que está indo para l2 ª versão em outubro de 20l3.
Temas relevantes foram discutidos para a comunidade acadêmica e empresarial do Estado, o conclave internacional sustentável, impactou a economia e distribuiu cultura e oportunidade para centenas de membros da comunidade rondoniense que beneficiados pelos ensinamentos , nada pagaram e gratuitamente receberam os impactos favoráveis para serem informados e com inclusão social e responsabilidade social .

 

 

O representante do Ministério da Agricultura, Renato Brito, que é Coordenador geral de sustentabilidade ambiental proferiu palestra sobre "Cooperação Internacional"

Apoiados pelo SEBRAE Rondônia,Sandubas Lanches, Senar RO , Dydyo, Eletrogoes , Jornal Alto Madeira, Jornal e site O Nortão, os organizadores do evento sustentável, homenagearam o centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em sua luta pelo reconhecimento como patrimônio da Humanidade pela UNESCO, vislumbraram novos negócios para a lavoura e pecuária sustentável rondoniense, perspectivas de uma bolsa verde para negócios de creditos de carbono e novas perspectivas de turismo sustentável com as rotas pantanal, amazônica, Andes e pacifico.

 

 

 

 

 

 

 

Hercules destacou a importância do evento e agradeceu os parceiros comerciais do seminário 2012

para o coordenador geral do seminário Hercules Góes, o fechamento do ano 20l2 com chave de ouro sustentável, ” nossa expectativa será de novos tempos e rumos para a versão 20l3 que terá pontos no Nordeste e no Norte do Brasil e sempre com sugestões para as Cop , como neste ano , com a Carta de Rondônia enviada para a Cop 18 em Doha no Catar.
Premiação – Entre os que foram homenageados com XI Prêmio Ecoturismo e Energias Renováveis, foi o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-AL/MT, deputado José Geraldo Riva (PSD).

 

Deputado Riva (foto ao lado) defende a implantação em seu estado do sistema de pastagens Voisin – lê-se ´voazam´. De acordo com deputado, hoje não há um método mais eficaz na redução do desmatamento e ganho tanto na pecuária como na agricultura. “Esse sistema vai melhorar tecnologicamente a questão da pastagem ostensiva, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O Voisin é um modelo ultraintensivo de rotação de pastagens, em piquetes de área bastante reduzida (1 ha), que servem de pastagem, sucessivamente, para o gado, durante períodos bastante curtos, de um dia ou menos. “O gado cresce com mais qualidade e rapidez, num espaço menor, porém de excelente pasto”, reforçou.

Como projeto piloto, o sistema Voisin já foi implantado em algumas fazendas em Mato Grosso, obtendo resultados positivos com menor impacto ao meio ambiente. Hoje, conforme

Deputado José Geraldo Riva (PSD)

Riva, já é possível criar duas cabeças de gado em meio hectare. Nele, o gado cresce com mais qualidade e rapidez, de excelente pasto e com menor custo. Riva explica que para formar o pasto no método tradicional em 50 hectares, por exemplo, são gastos em torno de R$ 50 mil. Contudo, para fazer o sistema Voisin nesses mesmos 50 ha e quadruplicar o tamanho do rebanho, são gastos no máximo R$ 30 mil.

 

O empresário e amigo pessoal do deputado Riva, Ricardo Júnior representou o deputado na entrega do prêmio em Porto Velho e destacou o empenho do parlamentar em defender não só projetos de leis na área ambiental, mas políticas públicas que dê segurança à classe produtora e também para o meio ambiente.
“Riva defende que Mato Grosso implante políticas públicas voltadas para a Agricultura Familiar, a fim de promover investimentos tecnológicos no setor na busca de uma economia sustentável, pensando sempre na qualidade de vida do homem da Amazônia e já discutiu o assunto com representantes da Embrapa e com o Governo do Estado na tentativa de que sejam criadas linhas de crédito para expandir o sistema no estado”. Finalizou Ricardo.

 

 

 

Renato Brito (representante do Ministério da Agricultura), Ricardo Junior ( Jornal e site ONORTAO) e Hércules Góes - Coordenador do Seminário

´Turismologo Dárius no Seminário  Internacional de Sustentabilidade - Porto Velho/RO

´Turismologo Dárius no Seminário Internacional de Sustentabilidade - Porto Velho/RO

Coordenador do Seminario Hércules Góes

Isabel, Dr. Pedro Filho (Unir ), Renato Brito ( Ministério Agricultura), Carmen Reyes (Consul Venezuela), Célia Freires ( Administradora de empresas), Ricardo Júnior ( Jornal O Nortão), Débora e Hércules Góes ( coordenador seminário)

A presidente da câmara de comércio Venezuela-Brasil em Santa Catarina Cleoni Trindade entregou o trófeu ao representante do deputado Riva, Ricardo Júnior durante o XI Seminário Internacional de Sustentabilidade e XI Premio Ecoturismo

Cleoni Trindade ( Presidente da câmara de comércio Venezuela-Brasil em Santa Catarina)

Mesa Seminário Internacional de Sustentabilidade - Porto Velho/RO

Seminário Internacional de Sustentabilidade - Porto Velho/RO

Carmen Reyes (Consul Venezuela) Carlos Barbieri da Minerva Foods, Renato Brito ( Ministério Agricultura), e Hércules Góes ( coordenador seminário)

Carmen Reyes (Consul Venezuela) e Ricardo Júnior ( Jornal O NORTAO)