Secretário-geral da entidade deve ser nomeado pelo Conselho de Segurança
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) apoiou nesta sexta-feira, por unanimidade, a reeleição do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, para um novo mandato.”O Conselho de Segurança recomenda à Assembleia Geral que aprove um segundo mandato para o secretário-geral, Ban Ki-Moon, a partir de 1º de janeiro de 2012 até 31 de dezembro de 2016″, afirma a resolução 1.987.
Em 21 de junho, a Assembleia Geral deverá aprovar a candidatura do diplomata sul-coreano. Segundo a Carta das Nações Unidas, o secretário-geral do organismo deve ser nomeado pelos 15 países do Conselho de Segurança – cinco permanentes com direito a veto e dez rotatórios – e ratificado posteriormente pelos 192 países da Assembleia Geral.
“Foi um privilégio enorme liderar esta organização e, se tenho o apoio dos estados-membros, ficarei profundamente honrado de servir mais uma vez”, disse o chefe da ONU ao anunciar sua candidatura em 6 de junho.
Perfil – Nascido em 13 de junho de 1944, Ban foi ministro das Relações Exteriores e de Comércio da Coreia do Sul. Em 2007, ele se tornou o primeiro sul-coreano a liderar a ONU e o oitavo secretário-geral do organismo, ao suceder o ganês Kofi Annan.
(Com agência Efe)
fonte: VEJA