O Black Friday Brasil será neste ano somente dia 23 de novembro, mas o comércio já se agiliza para um dos dias mais esperado do ano para os consumidores. A ação que chegou ao Brasil somente em 2011, inicialmente começou com descontos nas lojas online, mas hoje as lojas físicas também aderiram a ideia e a cada ano as vendas do Black Friday só crescem. Em 2017 foram mais de R$2 bilhões de reais em vendas, 16% maior que o ano anterior.

 

Os itens mais procurados na ação são os eletrodomésticos. Em 2017 houve um aumento de vendas deste setor em 2.000%. Mas, a cada edição do Black Friday novas tendências são procuradas além de eletrônicos, celulares, moda, cama, mesa e banho, calçados e informática que são os itens mais procurados pelos consumidores.

 

Maquiagem, bebidas, perfumes, livros, hospedagem, viagens e vários outros produtos e serviços serão encontrados com desconto durante a “sexta-feira negra”. O Decolar.com, por exemplo, está criando o maior Black Friday passagens aéreas do mercado e promete descontos incríveis.

 

O comércio já mobiliza o seu estoque e produtos que entrarão na lista de descontos, por sua vez, os consumidores também já ficam atentos e pesquisam os produtos que querem garantir na Black Friday. Pesquisam os preços atuais para garantir que na sexta mais agitada do mercado, haverá mesmo o desconto e se valerá a pena. Prática sugerida pelos órgãos defensores do consumidor para evitar fraude ou propaganda enganosa.