Marcada para o dia 23 de novembro, a Black Friday 2018 deverá movimentar cerca de R$ 2 bilhões, com base nas vendas do último ano. No total, em 2017, as compras dos brasileiros
movimentaram R$ 2,1 bilhões, com um crescimento de mais de 10% em relação a 2016.
De acordo com levantamento realizado pelo Google, apenas 9% dos entrevistados disseram que não comprariam na black Friday neste ano. Analisando somente a intenção de quem comprou em 2017, só 2% afirmam que não vão comprar neste ano, o que mostra que poucas pessoas que compram em uma Black Friday deixam de comprar novamente no ano seguinte, analisa o Google.
Apesar de muitos consumidores buscarem por lojas de maior porte, a data pode ser um bom negócio para lojas menores. De acordo com dados do Google, essas lojas ganharam relevância neste período do ano. Em 2016, o número de visitas nas cinco maiores lojas cresceu 134% na sexta-feira de ofertas. Já em relação aos cinco principais sites de pequeno porte, a alta foi de 161%, em 2016.
O gasto médio dos consumidores na edição passada (soma de compras on-line e off-line) foi de R$
1.178, o que mostra a disposição do brasileiro em aproveitar a data para comprar produtos de maior valor.
O aumento nas vendas também é reflexo do conhecimento dos brasileiros em relação à promoção. Em 2018, 99,5% dos consumidores on-line entrevistados afirmaram que conhecem a Black Friday. Em 2014, segundo a pesquisa Hello Research, só 27% conheciam a data. Dos internautas brasileiros, 70% já compraram em uma black friday.
A expectativa é que com o maior conhecimento da black friday, os brasileiros aproveitem ainda mais a data para movimentar o varejo brasileiro e, consequentemente, a economia.