Marcada pela origem americana na época da extração da borracha, Belterra, comemora os 76 anos de sua fundação trazendo entre 01 e 04 de maio eventos como a famosa Gincana Cultural, feira de artesanatos, apresentações musicais, fogos e até bolo.

Aproveitando o momento tão especial, o Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Prefeitura do Município de Belterra e a OSCIP (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público), a Ama Brasil, inauguram no dia 01 de maio a partir das 15h, o Centro de Memória de Belterra. Fará parte do evento a distribuição de brindes, exposição de acervo fotográfico da cidade e um cinema ao ar livre com o filme “Expedição Butantan”, uma animação em 3D produzida pela Magma Cultural.

“Pesquisadores do Butantan em conjunto com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) trabalham de forma intensa na reconstrução do acervo histórico desta cidade e este centro serve de apoio ao trabalho de pesquisa e possibilita o acesso as informações para os moradores e estudantes da região”, explica Dr. Otavio Azevedo Mercadante, diretor do Instituto Butantan.

Desde 2006, o Butantan em parceria com universidades, organizações da região, prefeituras e governos, desenvolve estudos e pesquisas na região amazônica. Além disso, tem atuado na preservação da biodiversidade, bioprospecção, difusão cultural, apoio em ações para a saúde, além da implantação de cursos de pós-graduação à comunidade propiciando o desenvolvimento local.

Entre os participantes da inauguração oficial que ocorre no Centro de Memória de Belterra, estarão presentes, Sr. Geraldo Irineu Pastana de Oliveira, prefeito de Belterra, o Dr. Otavio Mercadante, diretor do Instituto Butantan, Dr. José da Silva Guedes, presidente da Fundação Butantan, Dr. José Luiz Aranha Moura, presidente da OSCIP AMA BRASIL, o Gerente de Patrimônio Histórico e Acervos do BNDES, Eduardo Mendes, além de pesquisadores do Butantan entre outros convidados.

Assessoria de Imprensa