Objetivo é levar produtos orgânicos e sustentáveis para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014

Será lançada amanhã, 21 de novembro, às 16 horas, a campanha Brasil Orgânico e Sustentável, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, no evento Brasil Rural Contemporâneo 2012. Apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a campanha tem objetivo de ampliar a produção e o consumo consciente de produtos orgânicos e sustentáveis, principalmente aqueles com os selos de produtos orgânicos, da agricultura familiar, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica. O objetivo é levar esses produtos para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

A ideia principal é fazer com que alimentos, bebidas, cosméticos e artesanato sejam vendidos em hotéis, pousadas, bares, restaurantes, supermercados e outros espaços comerciais localizados nas cidades brasileiras onde acontecerão os jogos.

Em setembro de 2012, a campanha ganhou sua entidade gestora: a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos), formada por agricultores familiares, setor empresarial e sociedade civil. “Empresas do setor, cooperativas e instituições de apoio e fomento relacionadas ao setor se articularam e vão participar dessa coordenação por meio da Abrasos, que reúne agricultura familiar e produção sustentável e orgânica”, explica o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Arnoldo de Campos.

O diretor afirma que a partir do lançamento a campanha terá mais agentes dividindo responsabilidades e que o MDA continuará liderando a discussão no governo federal, além de promover o diálogo com o setor privado e organizações não governamentais.

Arnoldo de Campos destaca que a campanha vai integrar a estratégia de comunicação do governo federal para a Copa de 2014 e, por isso, ganhará reforço e participação mais ativa do Ministério dos Esportes (que coordena as atividades oficiais da Copa do Mundo no Brasil) e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

Atividades

As atividades em torno da campanha Brasil Orgânico e Sustentável têm sido coordenadas pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) em parceria com o portal Planeta Orgânico.

Inicialmente criada com o nome Copa Orgânica e Sustentável, a campanha surgiu com o objetivo de potencializar o conceito de consumo consciente. Ela é voltada para garantir oportunidades de negócios e promover a inserção de produtos orgânicos e sustentáveis da agricultura familiar no mercado turístico, durante a Copa de 2014. Ao longo do ano de 2012, as cidades estão se organizando para reunir informações referentes às potencialidades da oferta em cada estado sobre cooperativas e produtos que poderão ser oferecidos para hotéis, bares e restaurantes durante o evento.

Estima-se que a campanha possa beneficiar cerca de 400 mil famílias de agricultores familiares, povos tradicionais, extrativistas, ribeirinhos e quilombolas. Arnoldo de Campos afirma que o setor empresarial já demonstra grande interesse na campanha, mas a participação efetiva começa agora, com o lançamento oficial. A campanha deverá trazer para o Brasil um forte legado que inclui consumo mais consciente e sustentável, práticas sustentáveis na produção agropecuária e no meio ambiente, além da consolidação da oferta de produtos sustentáveis.

Brasil Rural Contemporâneo 2012

De 21 a 25 de novembro, o Rio de Janeiro recebe o Brasil Rural Contemporâneo 2012, na Marina da Glória, em uma área coberta de 40 mil m². Com a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o evento reunirá, em cinco dias, 650 expositores e organizações da agricultura familiar de todas as regiões do país, trazendo a diversidade, a cultura e a riqueza de um povo que produz a maioria dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Considerada a maior feira do gênero da América Latina, as sete edições do Brasil Rural Contemporâneo reuniram, ao todo, mais de 850 mil pessoas. Na última edição (em Brasília, em 2010), o movimento resultou na comercialização de cerca de 750 toneladas de produtos.

Mais informações em www.mda.gov.br/feira