Uma ação inédita na cidade de São Paulo convida as pessoas a marcarem um encontro com a São Paulo do futuro
O que você faria se pudesse enviar uma mensagem a alguém que ama para ser lida daqui a 33 anos? Seria como marcar um encontro com um futuro, no qual histórias do tempo presente seriam então (re)conhecidas. Esta é a proposta da Cápsula do Tempo aos paulistanos. Todas as pessoas que desejarem podem enviar cartas que serão arquivadas em uma caixa especialmente projetada para resistir a abalos, corrosão e qualquer forma de desgaste, e na qual serão guardados outros registros desse ano de 2017, como jornais e revistas do dia e fotos que mostrem como é hoje o cotidiano na região da Faria Lima, onde a cápsula será depositada.
A caixa será concretada junto com as fundações do prédio no subsolo do B32, um edifício corporativo de 25 andares que será construído na Avenida Faria Lima. Mais do que um prédio de escritórios, o B32 vai concretizar uma convergência de interesses com a cidade e as pessoas, em uma visão inovadora de urbanismo. A proposta é provocar um diálogo entre gerações, de modo que os desejos e os esforços para melhorar a cidade que temos hoje sejam vistos, em perspectiva, daqui a 33 anos, por pessoas que nos acompanharam nessa jornada. Ao longo desse período, a Cápsula do Tempo será preservada, cabendo aos administradores do edifico a obrigação de entregar as cartas aos destinatários no ano 2050. Esse compromisso integra o modelo de gestão do prédio, que vai além da simples administração de um prédio e não teme assumir obrigações de longo prazo.
O convite para guardar mensagens na Cápsula do Tempo é também um convite para um encontro com outra forma de convívio na cidade, uma cidade sem muros e com espaços públicos, com lugares em que as pessoas podem caminhar, descansar e interagir livremente. Uma cidade de encontros. Uma noção de uso do espaço público e privado que já começa a transformar a paisagem e certamente, tornará São Paulo um lugar muito diferente em 33 anos. “De todas nossas discussões sobre a arquitetura do prédio, sobre os diferentes aspectos técnicos, da viabilidade comercial, ou da gestão e operação do prédio pronto, as mais excitantes eram sobre o entrosamento urbano do projeto. Fazer um aproveitamento do espaço que permite o máximo de interação com as pessoas, que trabalham ou que apenas passem pelo lugar. A cidade deve ser um espaço para as pessoas, para a oportunidade de encontros, diversidade de opções, é disso que o nosso prédio está falando”, afirma o presidente da FLPP, Rafael Birmann. A FLPP (Faria Lima Prime Properties) é a empresa responsável pela incorporação do B32.
São convidados todos que desejarem contribuir com seus conhecimentos que fazem essa cidade ser o que é, na cultura, na gastronomia, no cinema, na educação, no empreendedorismo, na moda, na inovação, na pesquisa e em tantas outras áreas, ou mesmo qualquer pessoa que queira mandar uma mensagem para alguém no futuro. Para que o maior número de pessoas tenha oportunidade de participar, haverá uma ampla campanha de divulgação pelas redes sociais. Para participar é muito simples: basta escrever uma carta no site www.encontrocom2050.com.br, informando dados de endereço e remetente, que a nossa equipe se encarrega de imprimir e envelopar.
Fonte: Assessoria de Imprensa