micro345kws_sistema-microgeracao-345kw-com-seguidor-solar_1Dinâmica do curso permite aos alunos pensar, dimensionar, simular e instalar os sistemas de energia solar, além de analisar quais os resultados econômicos e ambientais de cada projeto

 

Já estão abertas as inscrições para o Curso de Projetos de Sistemas de micro e minigeração solar, que será realizado pela Academia Solar, em São Paulo, entre os dias 20 e 25 de outubro, na CasaE, Casa de Eficiência Energética da BASF. O curso prepara profissionais para o novo mercado de autoprodução de energia elétrica, por meio da energia solar fotovoltaica, além de promover o incentivo a projetos sociais.

De forma inovadora, o curso aborda os temas mais importantes para projetar uma instalação de micro e minigeração solar fotovoltaica, conectada à rede, e suas interações com o planejamento e integração às diferentes edificações residenciais, comerciais e industriais. A dinâmica do curso permite aos alunos pensar, dimensionar, simular e instalar os sistemas de energia solar, além de analisar quais os resultados econômicos e ambientais de cada projeto.

“Nosso curso é o único que analisa a integração das tecnologias solares fotovoltaicas (energia elétrica) e térmicas (aquecedores solares de água) nas edificações, pois a combinação das duas tecnologias pode reduzir mais de 90% o consumo de energia de uma residência”. Comenta Carlos Café, um dos instrutores da Academia Solar.

As inovações tecnológicas e de negócios, bem como as regulamentações vigentes, serão abordadas em vários aspectos. Modelos de financiamento, exigências técnicas, procedimento de conexão, compensação de energia e normatização serão alguns dos temas do curso.

“Estamos preparando uma nova geração de prossumidores (consumidores-produtores) de energia, visando um futuro em que todas as casas e edifícios, de qualquer porte, gerarão energia suficiente para atender às suas necessidades energéticas. Possibilitando, inclusive, autonomia completa em relação aos sistemas convencionais de energia”, completa Carlos Café.

A demanda por profissionais, empreendedores e consumidores capacitados para atuar no mercado de energia solar, será crescente nos próximos anos, gerando muitos empregos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado de energia solar fotovoltaica gera 10 vezes mais empregos que a média de outros setorese, segundo dados da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), das 6,5 milhões de pessoas que trabalham com energia renovável no mundo, 2,7 milhões se concentram na área de energia solar.

O mercado brasileiro de energia solar deve avançar consideravelmente nos próximos anos em duas grandes frentes. Primeiro,devido ao leilão de energia solar que acontecerá este mês, que conta com 400 projetos cadastrados, totalizando 10.790 MW de capacidade. Em segundo, através da geração distribuída,regulamentada através da resolução 482/2012 da ANEEL, que permite a todo cidadão, empresa ou instituição, gerar sua própria energia elétrica instalando os painéis solares fotovoltaicos.

Visita Técnica

Como parte da programação do curso, os participantes ainda terão a oportunidade de visitar as instalações da Casa E, Casa de Eficiência Energética da BASF, no sábado, dia 25. O projeto, que já recebeu mais de cinco mil visitantes em um ano de atividade, reúne tecnologias em materiais de alta performance, eficiência energética e proteção climática.Graças ao uso de soluções inovadoras, a economia de energia pode chegar a 70%. Em harmonia com o tema do curso, os alunos poderão conhecer na prática o uso de painéis solares para aquecimento de água e placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica com sistema smart grid, que não usa bateria e envia o excedente de energia para rede pública.

Público-Alvo

O curso é direcionado aos profissionais da área de sustentabilidade, energia, arquitetos, engenheiros, eletricistas, eletrotécnicos, empreendedores, estudantes e inovadores.

Os alunos serão desafiados a compartilhar suas experiências construindo um conhecimento colaborativo.

Instrutor

O curso é ministrado por Carlos Café, Diretor do Studio Equinócio (Grupo SOLAREVO), empresa de Engenharia na Área de Energia Solar, idealizador do Plataforma SOLCIAL (Crowdfunding Solar) e Vice Presidente da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Engenheiro Mecatrônico com mais de 15 anos de experiência área de energia solar térmica e fotovoltaica na realização de projetos e instalações de engenharia, consultoria e treinamento.

 

Serviço

Data: de20 a 24 de outubro

Horário:18 às 22horas.

Visita técnica: dia 25 de outubro das 9 às 11h30.

Local: CasaE BASF – Avenida Prof. Vicente Rao, 1195, Campo Belo, São Paulo

Inscrições podem ser feitas pelos sites:

http://studioequinocio.com.br/wp-content/themes/studio-equinocio/ficha_inscricao.php?link=29

http://www.eventick.com.br/microgeracao-solarsp