Certificação FlorestalA certificação FSC® é uma garantia internacionalmente reconhecida, que identifica, através de sua logomarca, produtos madeireiros e não-madeireiros originados do manejo florestal responsável.

Todo empreendimento ligado às operações de manejo comprometido com a natureza e/ou à cadeia produtiva de produtos florestais, dentro dos princípios e critérios do FSC, pode ser certificado.

São duas as modalidades de certificação:

Manejo Florestal – Garante que a floresta é trabalhada de forma responsável.

Cadeia de Custódia – Garante o rastreamento da matéria-prima, desde a produção até chegar ao consumidor.

Certificação em Grupo

Para uma área de floresta plantada ser certificada implica em custos, por isso a presença de grupos fomentados é uma circunstância conveniente para pequenos e médios produtores florestais. É um jeito mais barato de se diferenciar e aprender mais e, depois de obtida, a certificação garante uma recompensa sobre o preço dos produtos.

A certificação em grupo é também uma alternativa para a obtenção do selo FSC e significa basicamente reunir pequenas áreas florestais sob o comando de um representante, o gerente de grupo. Desta forma, cada integrante pode se beneficiar de mercados maiores, sem perder o controle do manejo de sua área florestal.

Veja como construir a certificação em grupo.

Certificadoras

O processo de certificação para obter o selo FSC envolve auditoria a ser realizada pela certificadora acreditada pelo sistema FSC. Para saber quais são elas clique aqui.

Certificação FSC no Brasil

Atualmente, o Brasil possui 6,35 milhões de hectares certificados na modalidade de manejo florestal e envolve 89 operações de manejo, entre áreas de florestas nativas e plantadas. O país ocupa o 5º lugar no ranking total do sistema FSC.

Na modalidade de cadeia de custódia, o Brasil conta com 800 certificados, com uma taxa de crescimento de quatro novos empreendimentos certificados a cada cinco dias.

 

Fonte: florestascertificadas.org.br