O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse neste domingo que a Conferência da ONU sobre a Mudança Climática, que será realizada em Copenhague entre os dias 7 e 18 de dezembro, fracassará “porque os Estados Unidos não querem assumir responsabilidades”.
“Infelizmente, os EUA não querem assumir responsabilidades e estabelecer uma meta numérica de redução de gases até 2020”, disse Chávez à imprensa após votar nas eleições internas de sua legenda, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).
Para o presidente venezuelano, Washington quer a aprovação de um documento ambíguo no qual não estejam fixados objetivos concretos para, dessa maneira, poder desrespeitá-lo.
Chávez responsabilizou o presidente dos EUA, Barack Obama, por esse posicionamento.
Além disso, para o venezuelano, Obama não estaria fazendo “nada do que prometeu” na campanha eleitoral.
“Obama não quer assumir um compromisso numérico. Os EUA e os demais países desenvolvidos também não querem assumir numericamente quantos bilhões de dólares deveriam fornecer para que os países pobres se juntem à política de redução de gases”, disse Chávez.
“Os resultados podem ser catastróficos para as próximas gerações, às quais que estamos obrigados a entregar um mundo habitável”, acrescentou o presidente venezuelano.
Agência EFE