PLANEJAMENTO É ESSENCIAL PARA A REQUALIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CIDADES SUSTENTÁVEIS

A iniciativa público-privada que gerou um replanejamento urbano na França e o estudo de caso do projeto de reurbanização do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, serão alguns dos destaques da “IV Conferência Internacional Processo AQUA: Planejamento Público e Privado é Essencial para a Requalificação e Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis”, que ocorre no dia 13 de março, quarta-feira, a partir das 8h30, no hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.

O evento, realizado pela Fundação Vanzolini, principal instituição de certificação da construção civil do Brasil, responsável pelo Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), faz parte do Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat 2013, e ocorrerá durante a Feicon, a maior feira da construção da América Latina.

As apresentações da conferência serão realizadas por especialistas do Brasil e do exterior. A abertura será feita por José Joaquim do Amaral Ferreira, diretor de certificação da Fundação Vanzolini.

Entre as palestras, Ricardo Yazbek, diretor presidente da construtora R. Yazbek, e Marcelo Takaoka, presidente do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), serão mediadores de mesas redondas de debate sobre os temas da conferência.

O professor titular da Escola Politécnica da USP, Miguel Luiz Bucalem, iniciará a série de palestras falando sobre “Planejamento, Mobilidade e Requalificação Urbana”. Um dos temas de destaque da fala de Bucalem será “Os Desafios e Superações de um Replanejamento: Como Planejar e Projetar algo Existente e Complexo como a Cidade de São Paulo?”.

O coordenador executivo do Processo AQUA, professor Manuel Carlos Reis Martins, abordará sobre os “Empreendimentos e Bairros AQUA: os Elementos Necessários para que Ocorra a Integração entre o Planejamento Urbano e o Planejamento dos Empreendimentos”. Fatores que devem ser considerados por empreendedores para a sustentabilidade ambiental, social e econômica e o cenário atual da certificação RGMAT, para materiais de construção.

Como convidado internacional, estará presente o presidente da Certivéa – órgão responsável pela certificação HQE para empreendimentos do setor de serviços – Patrick Nossent que vai expor “Uma Experiência Francesa no Replanejamento Urbano e como o Setor da Construção foi Envolvido na Iniciativa Público-Privada”. A Certivéa é um organismo de certificação subsidiário do CSTB francês, Centre Scientifique et Technique du Bâtiment.

Representantes de empreendimentos que já receberam a certificação Processo AQUA vão exemplificar algumas experiências. É o caso da construtora e incorporadora Even, que, em 2012, tornou-se Empreendedor AQUA, que significa o compromisso da empresa em certificar, a partir dessa chancela, todos os empreendimentos residenciais lançados na cidade de São Paulo. O gerente geral de projetos da Even, Ari Miné Filho, falará sobre “O Estudo de Caso do Empreendedor que Prioriza a Alta Qualidade Ambiental AQUA nos Projetos”.

O Grupo João Carlos Paes Mendonça (JCPM) também trará uma palestra sobre a experiência na construção de lojas e shoppings centers certificados, com a palestra da coordenadora de engenharia, Silvana Lucia Calistrato dos Santos Nunes, baseada no “Estudo de Caso do Riomar Shopping Recife: Primeiro Shopping a Conquistar a Certificação AQUA na Fase Concepção com o Planejamento para a Sustentabilidade Socioambiental”.

Empresas públicas e entidades de classe marcarão presença no evento. Representando a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Carlos de Oliveira Lima, vice-presidente, apresentará o “Construbusiness 2013, que trará o tema: Competitividade Sustentável na Cadeia da Construção”.

Alberto Silva, diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, mostrará os “Detalhes de como o Setor da Construção foi Envolvido nos Projetos de Reurbanização do Porto Maravilha”, na capital fluminense.

Já o engenheiro Mauro Bonelli, da secretaria de Obras do Rio de Janeiro e o arquiteto Ruy Rezende, falarão sobre “Como foi Planejado e Executado o Projeto do Parque Madureira”, localizado no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro e que foi certificado pelo Processo AQUA e inaugurado em 2012.

 

Programação:

8h30

Abertura

José Joaquim do Amaral Ferreira

Diretor de Certificação

Fundação Vanzolini

9h15

Planejamento, Mobilidade e Requalificação Urbana

Miguel Luiz Bucalem

Escola Politécnica da USP

10h

Construbusiness 2013: Competitividade Sustentável na Cadeia da Construção José Carlos de Oliveira Lima

Vice-presidente
Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

 

10h30

Empreendimentos e Bairros AQUA: Conheça os Elementos Fundamentais a Serem Considerados Durante a Fase de Planejamento

Manuel Carlos Reis Martins

Diretor executivo do Processo AQUA

Fundação Vanzolini

11h50

Uma Experiência Francesa Em Planejamento De Requalificação Urbana E Como Setor Da Construção Foi Envolvido Nesta Iniciativa Público Privada

Patrick Nossent

Président
Certivéa Et de Cequami – Paris

12h40

Operação Urbana Porto Maravilha: Conheça Detalhes Deste Projeto Desenvolvido Para a Reurbanização do Rio de Janeiro e Saiba como o Setor da Construção foi Envolvido nos Projetos Básicos

Alberto Silva

Diretor Presidente

Cia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro

13h

Perguntas e Respostas

Moderador Ricardo Yazbek

Diretor Presidente

Construtora R. Yazbek

15h15
Estudo de Caso Parque Madureira – Rio de Janeiro: Como Foi Planejado e Executado o Projeto

Mauro Bonelli

Engenheiro

Secretaria de Obras do Rio de Janeiro

Ruy Rezende

Ruy Rezende Arquitetura

16h

Conheça o Estudo de Caso do Empreendedor que Prioriza a Alta Qualidade Ambiental – AQUA em projetos

Ari Miné Filho

Gerente Geral de Projetos

Construtora EVEN

17h15

Estudo de Caso Riomar Shopping Recife: Primeiro Shopping a Conquistar a Certificação AQUA a Partir do Planejamento para a Sustentabilidade Socioambiental

Silvana Lucia Calistrato Dos Santos Nunes

Coordenadora de Engenharia – Grupo JCPM

18h

Mesa Redonda sobre Planejamento Público e Privado

Marcelo Takaoka

Presidente

Conselho Brasileiro de Construção de Sustentável – CBCS