· Campeonato de stand up paddle com pranchas feitas de pet e atividade de sensibilização ambiental acontecem na Praia da Urca;

· No país inteiro, haverá postos de coleta voluntária nas praias;

· A expectativa é de que cerca de 30 mil voluntários participem do evento no Brasil.

 

A Coca-Cola Brasil promoverá para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, 15 de setembro, uma competição de stand up paddle, com pranchas feitas de garrafas PET coladas à mão. O evento acontece a partir das 10h, na Praia da Urca. O vencedor ganhará uma bicicleta também confeccionada com PET. Depois da tradicional coleta de lixo na areia feita por voluntários, haverá ainda uma aula de educação ambiental conduzida pelo professor e mergulhador Edmar Bastos. Pelo mundo, 125 países mobilizam em torno de 40 milhões de pessoas em prol da ação.

Coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo. Mais uma vez, a Coca-Cola Brasil e seus fabricantes participarão do evento em dezenas de cidades, em todo o país. O apoio da empresa acontece desde 1994 e faz parte das iniciativas do programa Coletivo Reciclagem, do Instituto Coca-Cola Brasil. A participação da empresa já colaborou, por exemplo, para que a iniciativa chegasse a praias da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, a maior do mundo.

Este ano, o evento deverá contar com 30 mil voluntários em todo o País. Em 2012, 15 mil voluntários recolheram mais de 30 toneladas de lixo em 20 estados brasileiros. Na cidade do Rio, postos de coleta serão instalados nas praias da Urca e Barra da Tijuca. No estado, haverá postos em Quissamã, Araruama, Arraial do Cabo, Barra de São João, Búzios, Cabo Frio, Itaguaí, Cabo Frio, Maricá e Saquarema.

Na praia da Urca, a partir das 10h, o educador Edmar Bastos vai mostrar ao público organismos que habitam o ambiente aquático, incluindo os que colonizam materiais abandonados no ambiente pelo homem, como pneus, nadadeiras, âncoras, e até estátuas e furadeiras, criando uma surpreendente biodiversidade em meio à sujeira e poluição. “Mais do que recolher o lixo, a ideia é mostrar a responsabilidade de não lançá-lo no ambiente”, explica Bastos.

 

No mesmo horário, haverá as baterias de competição de stand up paddle com pranchas feitas de pet. Para participar, basta se inscrever no local do evento. O surfista brasileiro Jairo Lumertz é o idealizador do projeto Prancha Ecológica que tem como objetivo promover o esporte e consciência ambiental entre crianças e adolescentes. A ideia surgiu durante sua estada no Havaí, em 2007, e se concretizou tempos depois no Brasil. Além de ajudar o meio ambiente, a prancha ecológica é uma maneira de agregar pessoas de baixa renda ao esporte mais restrito às famílias com melhores condições financeiras.

 

Serão cinco baterias com tempo cronometrado. O vencedor de cada bateria ganhará uma prancha feita de PET e o melhor tempo entre as baterias será premiado com uma bicicleta de pet.

 

Para a ação de classificação, pesagem e seleção entre recicláveis e não-recicláveis, o público receberá sacolas, luvas descartáveis e camisas em tecido feito com PET reciclado. Além disso, na praia da Barra, folhetos educativos serão distribuídos para chamar atenção da população para a importância da limpeza de praias, rios, lagos e lagoas.

 

Sobre a Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, néctares/refrescos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 13 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2013 serão de R$ 2,6 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% superior ao montante investido entre 2007 e 2011. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,91 litros de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 13 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, o programa Coletivo Reciclagem, anteriormente conhecido como “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996 colabora para que o País seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br .

 

Textual Serviços de Comunicação

 

Eliane Azevedo – Gerente

Tel.: (21) 3206-6224 / E-mail: elianeazevedo@textual.com.br

 

Maura Peres – Corporativo, Sustentabilidade e Negócios Sociais

Tel.: (21) 3206-6220 / E-mail: mauraperes@textual.com.br

 

Catharina Rocha – Bebidas sem gás

Tel.: (21) 3206-6206 / E-mail: catharina@textual.com.br

 

Joana Carvalho – Saúde

Tel.: (21) 3206-6246 / E-mail: joanacarvalho@textual.com.br

 

Livia Oliveira – Refrigerantes

Tel.: (21) 3206-6237 / E-mail: liviaoliveira@textual.com.br