Com uma riqueza natural ímpar, o Litoral Norte de Alagoas é a opção certa para quem está em busca de ecoturismo

Que tal combinar diversão e contato com a natureza? Por causa da sua riqueza natural, o Litoral Norte de Alagoas é um prato cheio para quem gostar de praticar o ecoturismo. E não é à toa: Maragogi, principal cidade do destino, está localizada na Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental gerida pelo IBAMA, que abriga a maior unidade de conservação marinha do Brasil. É lá que estão, por exemplo, as famosas piscinas naturais Galés, que podem ser visitadas durante os períodos de maré baixa. Outra dica é aproveitar um passeio pelo rio Tatuamunha e, de quebra, conhecer carismáticos peixes-boi na cidadezinha de Porto de Pedras.

Os peixes-boi marinhos estão na lista dos mamíferos aquáticos em extinção no Brasil. Em uma área protegida e isolada do rio Tatuamunha, em Porto de Pedra, esses dóceis animais encontram refúgio e reaprendem a viver em seu habitat natural. Por meio de um passeio de observação realizado pela Associação Peixe-Boi de Condutores, os visitantes podem andar de jangada, apreciar a beleza do mangue local e, com sorte, conhecer esses gigantes, que podem atingir até 4 metros de comprimentos e 600 quilos, quando adultos, sem perder a docilidade. Diariamente, somente 70 pessoas podem fazer esse passeio.

Quando o assunto é ecoturismo, as maiores estrelas da região, no entanto, são as piscinas naturais de Maragogi, com suas águas transparentes e muitos peixes sargentinhos. Nelas, os visitantes podem mergulhar, tirar fotos aquáticas e descobrir mais sobre a fauna marinha brasileira. As piscinas mais famosas de Alagoas são as Galés, que distam cerca de 6 km da praia de Maragogi, a principal da região. Tão lindas quanto são as piscinas naturais de Barra Grande, que podem ser visitadas tanto de barco quanto a pé, também durante a maré baixa.

Melhor opção de hospedagem para quem visita a região, o Salinas do Maragogi All Inclusive Resort conta com dois catamarãs exclusivos para o passeio às Galés, cada um com capacidade para 60 pessoas, além de duas lanchas de apoio à disposição dos hóspedes. Ao longo do percurso até o local, que dura cerca de 25 minutos, são repassadas aos visitantes importantes informações sobre segurança no mar e preservação do ecossistema marinho. É também com esse objetivo de conservar o patrimônio natural que o número diário de visitantes às Galés é restrito a, no máximo, 720 pessoas por dia bem como é proibida a venda de alimentos e bebidas no local.

Os hóspedes do Salinas do Maragogi All Inclusive Resort podem, ainda, aproveitar o contato com o rio Maragogi, que integra a paisagem do resort. Ali é possível, por exemplo, sobrevoar o rio, em uma tirolesa que sai de uma plataforma de 8 metros de altura. Os passeios guiados em caiaque também são uma ótima forma de apreciar a beleza da natureza. A atividade está inclusa na diária do resort e ocorre das 14h às 17h.

Para quem tiver um espírito mais aventureiro, a dica é o popular stand up paddle, modalidade que surgiu no Havaí e que desafia os hóspedes a remarem em pé em pranchas especiais. No Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, o stand up paddle pode ser praticado tanto na praia, pela manhã, quanto no rio, no período da tarde.