Na manhã de ontem (3) a comitiva do conselho geral da Guiana Francesa esteve reunida com o diretor-presidente da Agência de Pesca do Amapá (Pescap), João Bosco Alfaia e o deputado estadual Manoel Brasil (PRB), que também é membro da comissão de relações exteriores da Assembleia Legislativa.
A visita da comitiva ao Amapá tem como objetivo firmar parcerias para desenvolver o setor pesqueiro do Estado, principalmente no ramo da piscicultura. A proposta seria beneficiar os dois países na geração de emprego e renda, dando maior visibilidade ao setor primário do Estado. O diretor-presidente da Pescap, Bosco Alfaia, comenta que a prática da criação de peixes está em fase inicial no Amapá. Por esse motivo, a comitiva além de buscar parcerias para expandir e investir na atividade, quer possibilitar a transferência de tecnologias entre os países e intercambio técnico, com o objetivo de informar aos pescadores e piscicultores novos conhecimentos.
Segundo o deputado Manoel Brasil, o Amapá tem um grande potencial e diversidade de peixes nos rios, lagos e oceano. “Somos o Estado de maior potencial pesqueiro. Nosso maior entrave é a falta de investimento, embarcações, tecnologia e portos. A parceria com a guiana nos dará possibilidade de movimentar o setor e desenvolver a economia do Amapá”, ressalta.
Durante a reunião, foi discutido sobre o planejamento da criação de peixes em viveiros e cultivo de pesca em água viva, reciclagem do pescado na criação de produtos como a ração para peixe, procedimentos de comercialização e mercado.
De acordo com Fabien Canavy, representante do conselho geral da guiana francesa, há um projeto de transformar Saint Georges em zona franca, para que o distrito tenha mais autonomia na instalação de empresas, com taxas e tributos mais baratos. “A ideia é atrair, porque hoje a guiana consome produtos oriundos somente da Europa. Com a instalação de empresas, especialmente de pesca e piscicultura, iremos produzir nosso próprio alimento e de forma mais saudável”, complementa.
A comitiva que estará até domingo no Estado, irá realizar visitas a fazendas de pisciculturas, pescadores e comunidades envolvidas com o setor.
Texto: Sabryna Miranda/ASCOM DO DEP. MANOEL BRASIL
Foto: Jaciguara Cruz/ASCOM/ALAP
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAPÁ
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
(96) 8125-1116 randolphscooth@yahoo.com.br
(96) 3212-8311 assembleialegislativa.ap@gmail.com