Dirigentes da ONU, representantes do governo, empresas e sociedade civil participaram do evento para debater a importância das florestas em âmbito nacional e internacional

São Paulo, junho de 2011 – Na última sexta-feira (03), a cidade de São Paulo foi palco da Conferência do Ano Internacional das Florestas, realizada pelo Instituto Humanitare. O evento aconteceu no Clube Hebraica e contou com a participação de Jan McAlpine, Chefe do Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas e Diretora da Divisão das Nações Unidas sobre Florestas, Lisa Samford, Diretora do Festival Internacional de Filmes de Florestas, além de representantes do governo, empresas e sociedade civil .

A Conferência também foi prestigiada por jornalistas renomados como Ana Paula Padrão, Heródoto Barbeiro, Fabiana Scaranzi, Celso Zucatelli, Britto Junior e Cris Flores, hostess do evento e nomeada como Embaixadora do Ano Internacional das Florestas.

“Para mim foi uma grande surpresa ser escolhida como a embaixadora. Estou muito feliz e honrada. Sei que isso significa uma enorme responsabilidade e é como se eu tivesse um segundo filho. Vou me doar ao máximo para fazer o melhor. Tenho pela frente uma grande batalha para passar a mensagem de que todos nós, de diferentes maneiras, somos responsáveis pelo nosso meio ambiente. Quero que as pessoas entendam a importância das florestas e o que podem fazer para preservá-las”, declarou Cris Flores.

A abertura oficial do evento teve início com o tema “Florestas, tão longe, tão perto”. A mesa de debates foi composta por Jan McAlpine; Paulo Nogueira Neto, representante do CONAMA; Maximiliano Arienzo, da Divisão de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; Sheila Pimentel, Presidente da Humanitare; David Kotheimer, vice-presidente do HSBC Bank Brasil; Cristina Montenegro, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil; Arlindo Philippi Junior, Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduacao da USP; Carlos Alberto Scaramuzza, Superintendente de Conservação da WWF Brasil; Helton Danin da Silva, Chefe Geral da Embrapa Florestas; e Valéria Schilling, assessora de comunicação do UNIC Rio.

O outro destaque do dia ficou por conta do Painel Corporativo “Consequências e Soluções: O que as empresas estão fazendo para proteger as florestas e o clima”. A mesa foi composta por: Fernando Moreira, CEO do HSBC Seguros no Brasil; Malu Nunes, Diretora Executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza; Renata Cardoso, Coordenadora de Nova Economia e Mudanças Climáticas da Vale; Antônio Calcagnotto, Diretor de Relações Internacionais da Renault e VIP do Instituto Renault; João Maradei, Diretor Executivo da AME Jardins; Hélio Matosinho, Editor-Chefe do Jornal da Record; e Silvana Quaglio, Presidente da Análise Editorial.

Na programação houve espaço também para um encontro de conceituados blogueiros de sustentabilidade, mediado pelo jornalista Celso Zucatelli. A noite foi encerrada com um coquetel e a performance do músico Daniel Andrade e banda.

“O dia foi dedicado a uma causa nobre e fundamental para o nosso bem estar futuro. Conseguimos reunir nomes relevantes do cenário nacional e internacional para que, juntos, pudéssemos discutir a importância das florestas entre várias esferas da sociedade. Além disso, tivemos a presença de Cris Flores, que foi escolhida para ser a embaixadora do Ano das Florestas da ONU. Em seu programa (Ressoar) ela defende a causa ambiental e contribui para despertar nas pessoas os valores do Ano”, finalizou Sheila Pimentel.

Mais informações no site: http://www.humanitare.org/florestas

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Agência Ideal

Milla Delfino – milla.delfino@agenciaideal.com.br

Márcio Razuk – marcio.razuk@agenciaideal.com.br

Telefone: (11) 3035-2171/ 63