A Conferência Internacional de Excelência em Gestão, que acontece nos próximos dias 3 e 4 de outubro, no auditório da Fieb, em Salvador, está com as últimas vagas em aberto.
O evento, que é promovido pela Bahia Competitiva, vai reunir gestores de organizações públicas e privadas, consultores, acadêmicos e profissionais das mais variadas áreas de atuação para compartilhar experiências de práticas de gestão bem sucedidas através de painéis que envolvem temáticas como: economia, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, inovação, comportamento, cultura e poder nas organizações.
O painel de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, que acontece na tarde do dia 3, a partir das 14 horas, traz Albano Araújo, coordenador de estratégias de conservação de água doce do Programa de Conservação da Mata Atlântica e das Savanas Centrais da The Nature Conservancy, com o tema “Pegada hídrica”. Após, Aron Belinky, coordenador de projetos internacionais do Instituto Vitae Civilis, secretário executivo da Ecopress e do GAO, Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ISO 26000 profere a palestra “Rio +20” evento da ONU em que foi responsável pela seleção brasileira dos diálogos nacionais sobre economia verde. Os temas “O capitalismo natural: o valor econômico da biodiversidade” e “Melhores práticas de gestão jurídica de contratos e convênios: uma visão do Tribunal de Contas”, serão ministradas pelo presidente do Instituto EcoD e Publisher do portal www.ecodesenvolvimento.org, Isaac Edington e por Rita Tourinho, promotora de ministério Público da Bahia, respectivamente.
As inscrições estão acontecendo no site do evento: www.cieg.com.br, com vagas limitadas.
Confira agora a programação na íntegra: 03/10/2012
08h – Credenciamento
08h30 – Abertura
Painel 1: Economia e Gestão:
08h45 – As diferenças Culturais e como fazer bons negócios no Mercosul
Enrique Langman, da Arlanco SRL (Argentina) e CEO da Clion Polimeros SA. Licenciado em Administração de Empresas pela Facultad de Ciencias Enonómicas Universidad de Buenos Aires. Foi fundador e CEO da Stenfar SAIC, hoje pertencente à Suzano Papel e Celulose.
9h30 – Desenvolvimento e gestão de projetos de risco
José Sérgio Gabrielli, Secretário de Planejamento do Estado da Bahia. Economista e mestre pela Universidade Federal da Bahia, doutirado pela Boston University e pós-doutorado pela London School of Economics and Political Science. Foi diretor financeiro e de relacionamento com investidores da Petrobras, onde também exerceu os cargos de membro do conselho administrativo e presidente da companhia. Além disso, foi premiado como melhor executivo de finanças da América Latina, pelo International Stevie Business Awards; com o Person of the Uear, concedido pela Brazilian-American Chamber of Commerce e foi eleito como Executivo de Petróleo do Ano, pela Energy Intelligence.
10h15 – Sessão de perguntas
10h35 – Intervalo
10h50 – Experiencia 15 años de aplicación de um Modelo de Excelencia
Licenciado en Medicina y Cirugía General, Especialista en Urología Docente Postgrado Especialista Salud Pública, Universidad del País Vasco/ E.H.U.). Profesor del Curso de Gestión Asistencial. Gestión por Procesos Impartido por el Instituto de Ciencias de la Salud de Castilla-La Mancha Docente Máster Universitario en Dirección y Gestión de Servicios Sanitarios de la Universidad de Cantabria. Subdirector Médico de los Servicios Quirúrgicos del Hospital de Cruces, Director Médico del Hospital de Basurto, Director Gerente del Hospital San Eloy, Director Gerente del Hospital Galdakao-Usansolo Em Bilbao na Espanha.
11h30 – Sessão de perguntas
Painel 2: Sustentabilidade e Responsabilidade Sócio Ambiental
13h40 – Pegada hídrica
Albano Araújo, coordenador da estratégia de conservação de água doce do Programa de Conservação da Mata Atlântica e das Savanas Centrais da The Nature Conservancy. Geólogo formado pela UNB, especialista em sistemas de informação, pós-graduado em gerenciamento de projetos pela FGV. Foi consultor da OMM na concepção do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) junto à ANA, e no desenvolvimento do Sistema de Informação de Recursos Hídricos do DF.
14h20 – Rio + 20
Aron Belinky, coordenador de projetos internacionais do Instituto Vitae Civilis, secretário executivo da Ecopress e do GAO, Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ISO 26000 e consultor especialista em sustentabilidade, responsabilidade social e consumo sustentável. É também Formado em geografia pela USP e em Administração Pública pela FGV, mestrado sobre Consumo, Cidadania e Democracia. Foi responsável pela seção brasileira dos diálogos nacionais sobre economia verde, e por outros processos voltados à conferência da ONU, a Rio + 20. Palestrante. Consultor de empresas como Natura, Furnas, Vale, Sadia, Suzano, Telefônica, Itautec, Anglo-American, ArcelorMittal, Wal-Mart, entre outras.
15h – Sessão de perguntas
15h20 – Intervalo
15h40 – O capitalismo natural: o valor econômico da biodiversidade
Isaac Edington, presidente do Instituto EcoD e publisherdo portal www.ecodesenvolvimento.org. Administrador de empresas com pós-graduação em psicologia organizacional, formação complementar em Business Estrategies for Environmental Sustainability pela Stanford Business School e Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. Membro do CORES, Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias da Bahia; do NESsT Business Advisory Network (BAN), sócio-fundador do Todos pela Educação/ SP, membro do grupo de articulação da Rede Brasileira e Latino Americana por Cidades Sustentáveis. Membro do conselho da ADVB/ São Paulo – Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil, e presidente do conselho superior da ADVB/BA. É colunista da Rádio CBN, do Blog do Management na Revista Exame on Line, portal EcoD e Revista B+.
16h20 – Melhores práticas de gestão jurídica de contratos e convênios: uma visão do Tribunal de Contas.
Rita Tourinho, promotora do Ministério Público da Bahia.
17h – Sessão de perguntas
17h30 – Encerramento
04/10/2012
Painel 3: Seminário da Inovação
08h30 – Tecnologia e Inovação na área florestal – Biotecnologia
Eugênio César Ulian, vice-presidente de assuntos regulatórios da FuturaGene. Graduado em agronomia, pela Unesp-SP, possui mestrado e doutorado em Fisiologia Vegetal pela Texas A&M University. Acumula experiência em biotecnologia e como pesquisador e gerente de tecnologia no Centro de Tecnologia Copersucar _CTC e Centro de Tecnologia Canavieira. É coinventor em patentes e codentor direto de proteção de diversas variedades de cana-de-açúcar. Foi gerente de assuntos científicos e regulatórios da Monsanto do Brasil.
09h10 – A inovação e o processo de abertura de capital: IPO
Murilo Sampaio, presidente do Grupo Manserv. Engenheiro mecânico pela UFRJ e mestre em Administração pela UFBA, doutorando em Administração de Empresas pela pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou em cargos de gestão em empresas como: CEMAN, Acrinor e Metacril.
09h50 – Sessão de perguntas
10h15 – Intervalo
10h30 – O empreendedorismo e o sucesso das MPEs
Edival Passos, diretor superintendente do Sebrae.
11h20 – Inovação: o imperativo de uma nova Era
Jairo Martins, superintendente da Fundação Nacional da Qualidade, professor visitante da BSP-Business School, Universidade Anhembi Morumbi e da Münchener Volkshochschule, na Alemanha. É autor, consultor e conferencista no segmento de alimentos e bebidas. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA, especializado em Marketing e Propaganda pela FAE-CDE e MBA em Gestão de Negócios pela Duke University. Foi vice-presidente da Siemens.
12h – Sessão de perguntas
Painel 4: Comportamento, cultura e poder nas organizações
14h – Temas recentes de gestão empresarial
Jorge Cajazeira, diretor de relações institucionais da Suzano Papel e Celulose, presidente do Sindpacel e presidente mundial da ISO 26000 – International Organization for Standardization, presidente do comitê de Ativos Intangíveis e Inovação. Engenheiro Mecânico, mestre e doutor em Administração de Empresas pela FGV. Eleito pela revista Exame como um dos quatro executivos brasileiros mais inovadores.
14h45 – Coaching: uma visão ampliada
Daniel Magno, diretor da Maxxima e COACH para grandes empresas e executivos de mercado. Administrador de empresas, pós-graduado em gestão de negócios e metodologia do ensino superior pela Unifacs. Certificado em coaching integrado pelo ICI (Integrated Coaching Institute), membro do ICF (Integrated Coaching Federation) e Association of Career Professionals Internacional (ACPI). Certificado pela Thomas International no uso da metodologia de análise de perfil e competências DISC. Ocupou posições executivas em RH e negócios na Dow Química (Bahia e São Paulo) e Latapack Ball, onde atuou com gestão estratégica de recursos humanos, programas de desenvolvimento profissional, seleção de líderes, assessment, sucessão e transição de carreira.
15h30 – Coaching em inteligência emocional
Alessandra Gonzaga, COACH de executivos de grandes empresas, a exemplo da Gerdau, Randon, HP, Coca-Cola e GKN, coordena o programa de ensino EI Leaders Brazil, é instrutora empresarial do Centro de Excelência Empresarial (CENEX) e professora de Formação Profissional Executiva da Unisinos. Sócia-diretora da consultoria EDCG, palestrante pela Federasul e autora. Mestre em Psicologia Clínica (Unisinos), Especialista em Medição e Desenvolvimento de Inteligência Emocional pela Universidade de Yale (EUA), MBA em Gestão Empresarial, Especialista em Comunicação pela Universidade de Navarra (Espanha), auditora líder (BVQI). Atuou como examinadora do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) em 2007 e 2008 e fez parte do time de coordenação da etapa nacional do Prêmio MPE Brasil de 2009. É associada ao Emotional Intelligence for Training and Research Institute (EITRI).
16h15 – Sessão de perguntas
17h – Encerramento
A CIEG, Conferência Internacional de Excelência em Gestão é promovida pela Associação Baiana para Gestão Competitiva, com o patrocínio da Suzano Papel e Celulose, Petrobrás, Gerdau, Correio, Brasilgás, Visão Intermediação de Negócios, Coelba, Banco do Nordeste, Governo Federal do Brasil, ABAF e Crsital, com apoio da CBN, apoio institucional da FIEB, FNQ, MBC, Gespública, Fórum QPC e Sindpacel. Secretaria do evento: Caminhos Viagens e Turismo. Mantenedores da ABGC: Brasilgás, Braskem, Coelba, Correios, Cromex, Deten, Dow, FIEB, Gerdau, Ideia Digital, Millenium, Organiza, Paranapanema, Petrobras, Qualidados e Suzano.
Valores para inscrição:
R$ 175,00 – estudantes em graduação (vagas limitadas), empresas de micro e pequeno porte (conforme regulamento do Prêmio MPE Brasil) e membros dos comitês da ABGC.
R$ 300,00 – Mantenedora da ABGC, patrocinadores e apoiadores do evento.
R$ 350,00 – Valor integral (a cada 5 inscrições da mesma empresa, será ofertada mais uma inscrição gratuita).
Informações sobre o evento: