dddEvento acontecerá em setembro, em Curitiba

Foi divulgado na última sexta-feira, 9, durante o terceiro dia da Conferência Internacional de Energias Inteligentes, que ocorreu no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra do Centro de Eventos Sistema FIEP, em Curitiba, que a próxima edição acontece em setembro de 2015, também na capital paranaense. “Um assunto tão pertinente quanto este precisa continuar sendo debatido para que se torne uma realidade mundial”, disse o presidente da Paraná Metrologia, Celso Kloss, no anúncio da nova conferência. O evento foi promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti e o Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, com realização da Paraná Metrologia

A Conferência, que teve a participação de cerca de mil pessoas, discutiu a importância da implantação dos sistemas de energia inteligente no Brasil e no mundo. Energia inteligente consiste em uma aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no sistema elétrico de potência, permitindo automatização e uma significativa melhora na flexibilidade da infraestrutura de rede. “De modo geral, as redes inteligentes permitem melhorar o desempenho da rede e melhorar a qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica”, explica Júlio Felix, diretor-presidente do Tecpar e acrescenta: “Muitas empresas já têm estudos ou até mesmo essa tecnologia para uso, mas faltam políticas financeiras, reguladoras e públicas para a sua viabilização. É preciso fazer um esforço de integração da indústria, governo, pesquisadores e empresas para o desenvolvimento do Smart Energy”, assegurou.

Durante o evento também ocorreram diversos painéis, como o empresarial que contou com a participação de empresas líderes no setor: Cisco, SHMID, Schneider e Arteche. As mesas redondas, ministradas por empresas nacionais e internacionais, abordaram sobre as perspectivas e soluções da geração distribuída, smart grid e viabilização de projetos para diversos países, entre eles o Brasil, e o Paraná foi citado como o estado com mais chance de progredir na área. “É importante ressaltar que o trabalho em conjunto entre a Copel, Sanepar e Compagás trará ao nosso Estado uma nova etapa do Smart Grid, pois com todos os custos sendo divididos, o preço para implantar o projeto diminuirá e a distribuição será mais abrangente”, avalia o diretor-regional da Abinee, Álvaro Dias Júnior, que apresentou a palestra “A visão do setor industrial”, no painel “Aspectos Regulatórios e Perspectivas em GD e Smart Grid”, que também teve a presença de Cláudio Lima, consultor do Programa de Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grid), do Governo Federal e Carlos Frees, da ABDI – líder de projeto de Redes Elétricas e especialista em Projetos de Desenvolvimento Industrial – Tecnologias de Informação e Comunicação.

ff

A Conferência contou, durante os três dias, com a apresentação da Renault e seu carro elétrico que os participantes podiam fazer test-drive e da Trike, com seu triciclo elétrico, mostrando as novas opções de mobilidade urbana. No último dia, foram conferidos diversos cases internacionais, apresentados pelas organizações: Ikerlan, da Espanha e Solar Cluster Baden-Württemberg, da Alemanha e o Projeto Smart Energy Paraná, exposto por representantes da Copel e Tecpar. No dia 10 de maio, os participantes também puderam fazer uma visita técnica às instalações da Copel e do Tecpar para conhecer os projetos Paraná Smart Grid e Smart Energy Paraná.