O porto-velhense Nélio Alzenir Afonso Alencar, Engenheiro Civil e Segurança do Trabalho, pós graduou-se em Engenharia Ambiental. Iniciou sua caminhada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, o CREA-RO, em 1998, quando se tornou Conselheiro Estadual e neste cargo permaneceu até o ano de 2000. Porém, com idealismo e objetividade, Nélio optou por disputar as eleições para presidente do Conselho já no ano de 2002. Iniciando sua trajetória e com persistência, levando ao conhecimento de seus profissionais suas metas dentro do Crea.
Presidiu o Conselho no ano de 2012, trazendo ao Conselho um grande projeto de trabalho com vistas à qualidade e satisfação de todos os envolvidos, tendo a participação de todos como uma aliada. Foi reeleito pra presidir o Conselho no triênio 2015, 2016 e 2017.
Em nome da diretoria do Crea, recebeu homenagens de várias instituições entre elas, a Assembleia Legislativa, que realizou uma sessão solene, presidida pelo deputado Anderson do Singeperon (PV), para homenagear os engenheiros eletricistas de Rondônia em comemoração à data da profissão (23 de novembro). Entre os homenageados estavam a engenheira Eletricista Arijane Soares Almeida, os Conselheiros Federais Inarê Poeta e José Arruda e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, Nélio Alzenir Alencar.
Durante a participação no XXVI CONGRESSO PANAMERICANO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA e AFINS, período de 18 a 20 de Outubro de 2017, na belíssima cidade de Medellín – CO, o Presidente do CREA-RO, também recebeu condecoração do Presidente da COPIMERA – Confederação Panamericana de Engenheiros Eletricos, Mecânicos e afins, Engenheiro Mecânico Jorge Gallo. Na ocasião estavam presentes os Conselheiros Federais Afonso Bernardes, Lúcio Ivar e William Barbosa, e companhia do Secretário da COPIMERA, Engenheiro Arames.
Nelio também foi agraciado pelo Conselheiro Federal (suplente), Francisco Arruda, com o certificado de participação na World Engineering Conference – On Disaster Risk Reduction, realizado nos dias 05 e 06 de dezembro de 2016 no Peru. Estava presentes no evento o embaixador do Brasil em Lima, Marcos Leal Raposo Lopes, com quem o presidente teve a oportunidade de estreitar as relações.
Outras importantes homenagens recebidas pelo presidente foram do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia, que concedeu ao Crea Rondônia a medalha Dão Pedro II e da Instituição Brasileira de Engenharia de Custo, no qual o Crea foi por três vezes homenageado.
Em eventos internacionais, o CREA-RO, na figura de seu presidente, representou o colégio de presidentes em Portugal, Alemanha, Peru e Colômbia. Nelio também proferiu palestra mostrando a capacidade do estado de Rondônia para Portugal e Espanha, onde teve a oportunidade de conversar com o presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Engº Fernando Santos.
Durante o ano aconteceram muitas melhorias na Instituição, entre elas, atendimento on line, pagamento on line com cartão de crédito, plenária virtual, assinatura digital, teleconferência, fiscalização com drone, tudo isso para facilitar o atendimento aos profissionais e sociedade.
Preocupados com o bem estar a segurança de todos os colaboradores, a administração do CREA implantou o plano de cargos e salários, adequou a utilização de EPIs aos fiscais conforme as normas técnicas, aumentou a frota de carros que era de 3 motos e de 5 carros para 25 carros e uma caminhonete, bem como aumentou a arrecadação que era de 3 milhões para 9 milhões de Reais, além de implementar o controle patrimonial de moveis e imóveis.