Na mostra “Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica” a artista emerge em um mundo onde a vegetação descortina um novo universo aos seus olhos
A artista plástica multidisciplinar Cristina Schleder apresenta a exposição “Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica”, com fotografias autorais que registram texturas, tramas, cores e detalhes de sua inspiração maior – a Natureza. A mostra ficará em cartaz de 9 a 24 de fevereiro, na Galeria Sala Brasil, na Embaixada do Brasil em Londres. Para a criação da série, que também está registrada em um livro com nome homônimo, Cristina adentrou na Mata Atlântica munida de olhos treinados em busca do inusitado e do oculto. As imagens e espelhamentos de seus enquadramentos possibilitam uma releitura que dão novos significados à importância e beleza deste ecossistema.
Com um trabalho gráfico de composição, Cristina Schleder transformou a Natureza em verdadeiros tapetes, com motivos e designs surpreendentes e impactantes. “É um trabalho de pesquisa do efeito da água: a chuva e a humidade do ar. Sob esses fatores, a Mata desabrocha e mostra suas verdadeiras cores, é quando a Natureza se revela de forma majestosa. Sem a água este microcosmo não se apresentaria”, declara a artista. “Estou muito feliz em ser convidada para inaugurar o Calendário Cultural de 2017 da Embaixada e mostrar minhas obras fora do Brasil, ou melhor, mostrar a Mata Atlântica”, comemora.
Para a curadora e historiadora de arte Tereza de Arruda, Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica criados por Cristina Schleder incorporam em sua essência toda a herança da Natureza brasileira. As obras são, à primeira vista, confundidas com uma camuflagem refinada, com uma trama bem elaborada, com uma renda artesanal sofisticada, com um gabarito exemplar ou mesmo com uma tapeçaria milenar. Eis aí a interferência e a destreza da artista ao elevar detalhes singulares da Mata Atlântica às riquezas inigualáveis, trazendo tudo isso para uma nova superfície até então inexplorada.
A Luz muda a cor
A Água nos dá a cor
E, nossos olhos captam quando conseguimos sentir o mundo conectado com nossa alma.
Cristina Schleder
Serviço:
Exposição: “Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica”, de Cristina Schleder
24 fotos de 210cm x 75cm
Abertura para convidados: 9 de fevereiro, das 18hs às 21h
Visitação: de 10 a 24 de fevereiro
Local: Embaixada do Brasil em Londres
Endereço: 14-16 Cockspur Street, London SW1Y 5BL
Segunda a sexta, das 11h às 18h