Única cidade da Baixada Santista a participar da Conferência, município mostra porque se tornou Símbolo Mundial de Recuperação Ambiental
Cubatão escreve o mais novo capítulo de sua história. Única cidade da Baixada Santista a participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o município tem lugar de destaque no evento que acontece de 13 a 22 de junho, na capital carioca.
O espaço do município na Conferência Mundial fica no Parque dos Atletas e foi intitulado Cubatão+20. Com 150 m², é o maior do Pavilhão F, destinado às cidades brasileiras. O estande possui auditório com capacidade para 100 pessoas, sala vip e lounge. Nas telas de led gigantes, vídeos mostram belas imagens do ecossistema recuperado e do desenvolvimento da cidade.
A expectativa é de que 8 mil pessoas visitem o local por dia até o fim do evento. Além de Cubatão, outros oito municípios do país foram especialmente convidados pela ONU para a Rio+20: Planaltina (DF), Vitória (ES), Campinas e Junidiaí (SP), Nova Iguaçu (RJ), Porto Alegre e Santana do Livramento (RS), Paranaguá (PR) e Belém (PA), todas, a exemplo de Cubatão, com ações contundentes sobre preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
A participação de Cubatão na Rio+20 reforça o título que recebeu durante a Eco-92, de exemplo mundial de recuperação ambiental. Vinte anos depois, a cidade retorna ao Rio de Janeiro para mostrar que abraça o desenvolvimento com um olhar focado na sustentabilidade: a geração de emprego e renda segue além do polo petroquímico, apontando para o crescimento de Economias Criativas, Sustentáveis e Não Poluidoras.
Nesta edição, a Conferência tem dois principais temas: a economia verde no contexto do desenvolvimento com sustentabilidade e da erradicação da pobreza. O objetivo da Rio+20 é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável mundial, já que chefes de estado de todo o planeta estarão reunidos na Conferência.
Visita ilustre – Uma visita rápida, só para conhecer o espaço do Parque dos Atletas, uma das sedes da Conferência Mundial: essa foi a passagem da presidenta Dilma Russeff na manhã desta quarta-feira, 13, na abertura da Rio+20. Acompanhada por diversas autoridades, Dilma visitou alguns estandes e tirou fotos com visitantes.
Texto: Ana Borges
Fotos: Robson Gonzalez
20120613-SECULT-Cubatao na Rio+20-AL