Escola curitibana lança especialização inédita voltada para uma das principais vertentes da gastronomia mundial

O Centro Europeu, principal escola de gastronomia do Brasil, acaba de lançar uma especialização inédita em Cozinha Molecular. Comandado pelo chef Fabio Mattos, um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, o curso terá início no mês de maio e vai tratar da tendência que abriga “arte e ciência” e que desperta nas pessoas o interesse em obter novas experiências gastronômicas, envolvendo aspectos sensoriais explorados por essa cozinha moderna e inovadora.

O curso de Cozinha Molecular, que terá duração de dois meses, tem por objetivo ampliar, compreender e melhorar os conhecimentos no estudo dos processos físico-químicos dos alimentos. A especialização capacita os profissionais para aplicar técnicas inovadoras na cozinha clássica por meio de metodologia prática, baseada na utilização dos insumos e técnicas inovadoras da cozinha molecular. A atividade é voltada para chefs de cozinha, nutricionistas, gastrônomos, estudantes de gastronomia e demais profissionais ligados ao segmento que pretendem adquirir conhecimentos teóricos e práticos nessa importante tendência da culinária mundial.

Na grade curricular do curso de especialização em Cozinha Molecular do Centro Europeu, que terá duração de dois meses, com uma carga horária de 52horas/aula, estão temas como: Introdução à Cozinha Molecular; Estudo dos Ingredientes da Cozinha Molecular (Aplicações Práticas e Preparos); As Técnicas aplicadas à Cozinha Molecular (Esferificação, Gelificação, Emulsificação, Liofilização, Espumas e Aeração); Desconstrução de Alimentos; Defumação a Frio; Técnicas com Nitrogênio; Sous Vide; e Mixologia (preparo de bebidas e coquetelaria molecular).

O curso de Cozinha Molecular terá início no dia 11 de maio, com aulas nas segundas-feiras, das 8h30 às 11h45 e das 14h às 17h15. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br