O mundo assiste nestes 15 dias atônito a partida de dois dos maiores gênios da raça em campos distintos, mas de grande relevância.

Steve Jobs, o mago revolucionário gênio, criador de toda a tecnologia de computadores, músicas, artes e toda a sinergia destes apetrechos dos séculos XX e XXI, tinha tudo para dar errado, mas contrariando as expectativas à mercê de sua genialidade, pontifica na galeria dos maiores inventores de todos os tempos deste planeta, comparado a Eistein, Edison e tantas gênios que por aqui deixaram suas marcas.

O norte americano Jobs da Apple, sai de cena na Califórnia e do outro lado do mundo, a revolucionaria ambientalista Wangari Maathai, queniana, Prêmio Nobel da Paz, conturbando o seu continente no bom sentido, através da sua Organização Cinturão Verde, deu às mulheres do seu continente e ao ambiente daquela região uma nova visão de dignidade e de inclusão social, que é um padrão para esta nova revolução que atualmente toma conta deste mundo que é a ecologia, a busca pelo equilíbrio ambiental e planetário.

O americano revolucionou o mundo pelo lado tecnológico, pelo econômico e financeiro, mas que é marca tão significativa que já ha quem ouse afirmar que o planeta é marcado pela era Antes e Depois do revolucionário método Steve Jobs na informática e segmentos e a queniana Wangari Maathai revoluciona o planeta pelo impalpável,que é a mudança de paradigmas ambientais,vitimados ainda relativamente jovens.

No momento em que a Amazônia se prepara para a realização de um mega encontro sustentável e ambiental, o IX Seminário Internacional de Sustentabilidade, juntando tecnologia digital e sustentabilidade ambiental, fica o exemplo e a reflexão destes dois ícones revolucionários para aprendizados de vida. Steve Jobs, norte americano e Wangari Maathai, queniana, ambos cidadãos do Mundo.

 

Logo Seminario-2011.jpg

Hércules Góes, ativista ambiental; fundador do Jornal e Revista Ecoturismo; autor de l0 livros ambientais; presidente do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia, IX Seminário Internacional de Sustentabilidade e X Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática, foi um dos signatários da ECO 92 da Carta da Terra (ONG SOS Vale do Guaporé) e prepara teses para a Cop 17 e Rio + 20.