Um dos países que mais recebe imigrantes no mundo, a Austrália é um pedaço do Reino Unido na Oceania. Colonizada pelos ingleses, muito das tradições locais e arquitetura remete aos britânicos.

Sua cidade mais famosa, Sydney oferece este pedaço europeu com clima tropical e praias. Para explorar cada pedaço do lugar o “Guia Passo a Passo Sydney” a divide em seis regiões, com suas atrações em destaque.

Sydney, capital de New South Wales, na Austrália, tem quase 4,5 mi de habitantes em sua região metropolitana

Cada divisão possui o próprio mapa para facilitar o encontro dos pontos turísticos. É possível ver o bairro que surgiu dos barracos construídos pelos prisioneiros ingleses que aportavam lá, os locais boêmios e as praias ideais para o surfe.

Ao explorar Sydney descobre-se a região colonizada por italianos que destoa de todo o resto, mas que faz questão de mostrar suas origens.

Veja as melhores atrações dos subúrbios locais:

*

Inner West, os suburbs (subúrbios) do oeste, são vilarejos a dez minutos do centro da cidade, conhecidos por cultivar sua diferença. Ainda assim, como outros lugares, começa a se elitizar.

No centro, a velha University of Sidney reflete o espírito da juventude; ao norte, Glebe, repleta de livrarias e cafés onde é possível “mudar o mundo”; ao sul, Newtown, território underground.

A leste, um ambiente diferente: Leichhardt, orgulhosa de suas origens, também conhecida como “Little Italy”, enquanto a Península de Balmain, antes operária, hoje atrai jovens boêmios.

Bar Italia
Este café-restaurante lembra a Itália dos anos 1950. Ao redor das mesas de fórmica, são saboreadas gostosas pizzas e fogaças, sorvetes e um dos melhores cafés da cidade.

London Hotel
Este histórico pub (1870) de arenito com uma linda varanda e corrimão de ferro fundido continua atraindo muitos clientes em Balmain. Hoje, a população mais glamourosa do bairro ocupa cada canto até a calçada, sexta e sábado à noite.

University of Sidney
A mais antiga universidade da Austrália, criada em 1859 por Edmund Blacket, que se inspirou nas de Oxford e Cambridge: arenito marrom-escuro, claustro com ameias e gárgulas. Não perca o grande saguão de eventos: teto de cedro, vitrais representando os cientistas e filósofos.

Leichhardt
O município de Leichhardt (1871) deve seu nome ao explorador alemão (1813-1848) que desapareceu a caminho do Swan River, a oeste do país. A importante imigração pós-guerra transformou o lugar em pequena Itália. Não há muito para ver, exceto nos nº 107 e 109 da Norton St, o Town Hall (Drake & Walcott, 1888) e o antigo Post Office (James Barnet), de estilo vitoriano-italiano, e também o Italian Fórum (1988), shopping Center em forma de uma piazza, meio kitsch. Vá até lá saborear um risoto, tomar um expresso e sentir o perfume da Itália na Autrália.

*

Sydney
Autor: Gallimard
Editora: Publifolha
Páginas: 48
Quanto: R$ 25,60 (preço promocional) *
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

*Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Promoção não cumulativa com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o preço apresentado na página do produto.

 

Fonte: Folha.com