Os bonecos gigantes que encantam os foliões durante o Carnaval são a grande atração no feriado de festa que acontece na cidade de Salto, a 100 quilômetros da capital paulista. Caracterizados com máscaras, roupas e adereços, os bonecões mexem com a imaginação de crianças e adultos.
São aproximadamente 20 bonecões que têm de 3 a 4 metros de altura, feitos de tecido, papel machê e armações de ferro, confeccionados artesanalmente. Neste ano, dois novos personagens vão enriquecer o desfile: os bonecos do cantor Michael Jackson e do cineasta Anselmo Duarte, ambos mortos no último ano. Outros destaques serão os bonecos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, do presidente Lula e da atriz Dercy Gonçalves.
Os bonecões da Barra, como são conhecidos, irão desfilar em dois dos cinco dias da programação do carnaval de Salto 2010. Sábado, dia 13, a partir das 20h30, os bonecões transitam pela Barra, mesmo bairro onde se originaram. O ponto de partida será o antigo Teatro Verdi, na Rua José Galvão, 104. Após o desfile, que termina na Rua Vicente Scivittato, terá início o baile popular da Barra.
Já no dia 15, os bonecões poderão ser vistos a partir das 20h no encerramento do desfile das escolas de samba, no Convívio Dom Pedro II, no Centro de Salto.
Os Bonecões
Os primeiros bonecos gigantes surgiram em Salto na década de 50, criados por Álvaro Ribeiro, familiares e amigos para brincar no carnaval. A brincadeira ganhou proporções maiores, dando início ao “Bloco da Barra”. Eles ficaram desaparecidos por mais de duas décadas, mas para alegria de moradores e turistas, voltaram há quatro anos.
Assessoria de Imprensa de Salto