Turismo cívico apresenta aos turistas roteiros que valorizam a história do Brasil e celebram o seu presente
Por Geraldo Gurgel
A semana será marcada pela comemoração da Independência do Brasil, em 7 de Setembro, e esse pode ser um bom momento para conhecer algumas das cidades que foram determinantes na história do país. A Agência de Notícias do Ministério do Turismo reuniu algumas dessas cidades e mostra que o turismo cívico é cheio de encantos e histórias. Que tal aproveitar o feriado para conhecer um desses destinos e descobrir um pouco mais do Brasil?
SÃO PAULO
A cidade de São Paulo está diretamente ligada à independência do país. Foi às margens do riacho do Ipiranga que o Imperador D. Pedro I proclamou a independência do Brasil. O riacho, localizado no bairro de mesmo nome na capital paulista, tem a sua nascente no Jardim Botânico de São Paulo. Com mais de 10 milhões de habitantes, a maior cidade do hemisfério sul e uma das mais populosas do planeta é o centro mais cosmopolita do país e o mais movimentado da América Latina. Conhecida como a capital da cultura, gastronomia, entretenimento, economia, moda e muito mais, a cidade tem fama também de nunca dormir e oferecer programação 24 horas por dia.
BRASÍLIA
A cidade, considerada Patrimônio tem uma inegável vocação para o desenvolvimento do turismo cívico. Um passeio pelo Eixo Monumental, local palco das comemorações do Dia da Pátria, em Brasília, leva o visitante a alguns dos principais atrativos da capital. Na Esplanada dos Ministérios destacam-se os palácios da Justiça e do Itamaraty. Já a Praça dos Três Poderes concentra os palácios do Congresso Nacional, do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. O Panteão da Pátria reverencia a memória dos heróis nacionais e o Pavilhão Nacional tremula permanentemente a bandeira de 286 metros quadrados.
SALVADOR
A cidade, que foi capital do Brasil colonial, atrai turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo com belezas naturais e também com importantes atrativos históricos. O Centro Histórico preserva edificações do início do período da colonização portuguesa, que atraem os turistas pela beleza de sua arquitetura e por seu valor histórico e cultural. Entre os cartões postais da cidade estão a Praça Municipal, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo.
RIO DE JANEIRO
A cidade que teve seu apogeu como capital do Império e da República, encanta milhares de turistas brasileiros e estrangeiros tod0s os anos. Não à toa, a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos foi o destino mais procurado pelos visitantes de fora do país que vieram ao Brasil a lazer em 2015. Praias, montanhas, museus e monumentos arquitetônicos formam as paisagens naturais e culturais da cidade que tem entre seus principais atrativos a estátua do Cristo Redentor, reconhecida como uma das sete maravilhas do mundo moderno, que oferece aos visitantes uma vista panorâmica da cidade.
OURO PRETO
A cidade, símbolo do auge no ciclo do ouro no Brasil, preserva belos casarões e igrejas capazes de encantar os turistas das mais variadas crenças e idades. São essas obras que ajudam a contar a história do local que já foi chamado de Vila Rica em razão da grande quantidade de ouro retirada das minas da cidade.
A cidade foi berço da Inconfidência Mineira, movimento libertário em pelo ciclo econômico do ouro decisivo para a futura independência do Brasil e que tem no seu mártir, Tiradentes, o herói civil nacional.
PORTO SEGURO
Também conhecida como a Terra Mãe do Brasil a cidade, localizada no Sul da Bahia, integra a chamada Costa do Descobrimento, um conjunto de atrativos históricos e culturais, de praias e paisagens naturais preservadas e povos indígenas nativos que atraem visitantes de todas as partes do mundo. É o ponto de partida para quem deseja conhecer os primórdios da história do Brasil. Arraial da Ajuda, Santa Cruz de Cabrália, Caraíva e Trancoso integram a região turística de Porto Seguro.
Fonte: Ministério do Turismo