Data celebrada hoje chama a atenção para devastação na Mata Atlântica; Minas Gerais é o Estado o que mais desmata.

No Brasil, hoje é celebrado o Dia da Árvore, mas talvez não haja tantos motivos assim para comemorações. O desmatamento no país segue alto, e em Minas Gerais a situação é ainda pior: o Estado é líder na destruição da Mata Atlântica.

Minas já teve 27,2 milhões de hectares de Mata, 46% do total do país. Hoje restam só 3 milhões hectares do bioma original, segundo estudos da Ong SOS Mata Atlântica. “Minas é o Estado que mais perdeu em termos de floresta no período entre 2010 e 2011”, diz Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Ong. Só no período citado, foram desflorados 6.339 hectares. Em diversas áreas do Estado, florestas nativas estão sendo transformadas em carvão e, geralmente, substituídas por plantações de eucalipto.

Mas nem tudo é má notícia: se for feita uma comparação entre o desflorestamento da Mata em todo o Brasil entre 2005 e 2010 com o de períodos anteriores, houve uma redução substancial na área devastada. Entre 1990 e 1995, por exemplo, a área desmatada no país foi de 500.317 hectares. Entre 2005 e 2010, o número diminuiu para 134.133 hectares.

Quem se preocupa com essa situação, mas não sabe muito bem o que fazer a respeito, têm ferramentas simples ao seu alcance que podem ajudar a tornar o Brasil mais verde, como o projeto Click Árvore.

Há até dois anos, o portal (ligado à SOS Mata Atlântica) permitia que, a cada clique do internauta, uma árvore fosse plantada no país (por uma empresa patrocinadora). Mas o projeto foi reformulado, e agora os cliques decidem as regiões (entre as pré-selecionadas pelo site) que receberão o plantio de novas árvores. Para deixar o seu voto ou se informar melhor, visite o site www.clickarvore. com.br.

Fonte: SOS Mata Atlântica