Faltam apenas dois meses para a promoção mais esperada do ano, a Black Friday. Considerada a segunda melhor data para o comércio brasileiro, a ação tem como foco principal as lojas virtuais.

Na black friday, os principais problemas denunciados em lojas on-line e físicas são publicidade abusiva ou enganosa e ainda o não cumprimento da oferta. Por isso, para evitar fraudes e lesões aos consumidores, o Procon já iniciou monitoramento de preços em várias cidades brasileiras.

Além desse monitoramento, o Procon separou algumas dicas para o consumidor estar atento na hora de participar da promoção.

  • Planejamento: faça uma lista dos produtos que gostaria de comprar, sem comprometer o seu orçamento.
  • Acompanhamento: acompanhe os preços dos produtos ou serviços que deseja adquirir. Anote ou guarde as informações da pesquisa, assim você conseguirá identificar se os preços que serão divulgados na black friday têm descontos reais e as melhores ofertas.
  • Cheque a reputação do fornecedor: os Procon regionais têm uma lista com os nomes das empresas com mais reclamações na última Black Friday. Confira antes de comprar o seu produto.
  • Cuidado com links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, consulte sempre a página oficial da loja.
  • Confira o prazo de entrega antes de fechar a compra para evitar decepções, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.
  • Trocas, devoluções e cancelamentos: Segundo informações do órgão “compradores têm sete dias, a partir da aquisição ou entrega, para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se o negócio foi feito a distância (por internet ou telefone) ”. A indicação é checar também a política de trocas da empresa.
  • Compre em sites brasileiros: as compras de empresas internacionais estão sujeitas a outros encargos que nem sempre são claros ou informados.