costa-rica-rainforest-jungleO recém veiculado caso da americana Lauren Singer, que vive em Manhattan produzindo “zero lixo” em seu dia a dia ilustra perfeitamente um tipo de consciência e comportamento que impactam positivamente na vivência e relação com o ambiente em que vivemos. E se até mesmo no centro de uma grande metrópole é possível executar com maestria a missão, por que não adotar esse engajamento durante as férias? Confira algumas dicas de como tornar a viagem de fim de ano mais ecologicamente correta.

 

Acampamentos

Uma opção ecológica para as férias são os campings disponíveis em várias cidades do Brasil. Eles reúnem o contato com o meio ambiente com um tipo de vivência que foge completamente da rotina da maioria das pessoas. Esse tipo de viagem, além de ser proveitosa para toda a família, é também uma maneira de se deparar com a natureza, compreendendo e respeitando mais seu espaço e preservação. É necessário um bom equipamento, como uma barraca confortável e mochilas espaçosas, e saber as áreas corretas para se instalar. Neles, é preciso também atenção, principalmente no descarte de lixo e ocupação de determinadas áreas de preservação, que podem comprometer a fauna ou a flora do local. É necessário se assegurar de ter apagado qualquer foco de fogo para evitar queimadas e descartar corretamente todos os resíduos e materiais produzidos durante a estadia.

 

Opte por transporte verde

Nada de táxis ou carros para os passeios turísticos! Ao chegar em um novo destino, evite contribuir ainda mais para o trânsito da cidade, que em geral piora nesses períodos de alta temporada. A melhor alternativa é utilizar um transporte mais verde, que não polui e que ainda produz uma vivência muito mais aproximada das ruas e pontos turísticos. É o caso das caminhadas ou até mesmo o aluguel de bikes, recurso presente em diversos destinos do Brasil e do mundo. Para isso, basta um tênis adequado e a disposição que todo bom viajante possui para passear por um novo local.

 

Produção de lixo

Em praias ou em locais de beleza natural, é muito comum já existirem campanhas de conscientização sobre o recolhimento do lixo em locais apropriados. Muitas delas, inclusive, distribuem sacolinhas para que o resíduo seja descartado corretamente. Entretanto, além dessa prática, é necessário ter atenção para a própria produção de lixo quando em um local diferente. É o caso de embalagens e papéis, por exemplo. Guardar embalagens de garrafa PET para serem reutilizadas com água de filtros e recusar panfletos ou cartões dos locais visitados são atitudes perfeitas.

 

Economia de recursos

Não é só porque você está em viagem que os desperdícios estão autorizados. Mesmo em hotéis ou dependências turísticas, é necessário sempre ter em mente que a economia de recursos deve ser uma prioridade. Por isso, nada de banhos demorados, encher a banheira do hotel toda noite, deixar o ar-condicionado ou aquecedor ligados o dia todo, esquecer a televisão ligada ou não apagar as luzes do quarto. Basta um pouco de consciência para ter o máximo de conforto sem que isso signifique abusar do meio ambiente.

 

Trilhas

As trilhas contemplam uma das opções mais procuradas do turismo ecológico. Além da apreciação de um ambiente natural, com ar puro e pelas paisagens, esse tipo de experiência é excelente para qualquer pessoa que deseja ter um contato mais aprofundado com regiões e matas originais do país, como é o caso da Mata Atlântica. Por meio delas, desenvolve-se uma consciência das áreas que foram desmatadas e também estimula-se a atividade física.