A partir de 1° de janeiro de 2012, haverá mudanças significativas na tecnologia dos veículos leves e pesados do ciclo diesel fabricados no País ou importados, bem como no combustível a ser utilizado, em atendimento à nova fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proncove – P7).
A nova tecnologia tem como principal objetivo reduzir limites de emissões de gases poluentes.
Diesel S50
No primeiro dia de janeiro, também será disponibilizado o óleo diesel, conhecido como S50, que será utilizado nos novos veículos. O S50 leva esse nome, pois tem 50 ppm (partes por milhão) de enxofre, o que o deixa menos poluente.
Embora o óleo diesel S50 já esteja sendo introduzido gradativamente no país desde 2009, sua distribuição será obrigatória em todas as regiões do Brasil, a partir de 1° de janeiro de 2012, sendo encontrado, a partir de qualquer ponto do país, em distância não superior a 100 km.
Esse produto não pode ser misturado ao óleo diesel. Os novos veículos pesados terão um tanque exclusivo para armazenar Arla 32, identificado com tampa azul. Na prática, a substância será injetada, em dosagem controlada, na saída dos gases do escapamento dos veículos, antes do catalizador. Seu objetivo é neutralizar as emissões de NOx e de materiais particulados.
Ministério de Minas e Energia