A partir de 1° de janeiro de 2012, haverá mudanças significativas na tecnologia dos veículos leves e pesados do ciclo diesel fabricados no País ou importados, bem como no combustível a ser utilizado, em atendimento à nova fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proncove – P7).

A nova tecnologia tem como principal objetivo reduzir limites de emissões de gases poluentes.

Diesel S50

No primeiro dia de janeiro, também será disponibilizado o óleo diesel, conhecido como S50, que será utilizado nos novos veículos. O S50 leva esse nome, pois tem 50 ppm (partes por milhão) de enxofre, o que o deixa menos poluente.

Embora o óleo diesel S50 já esteja sendo introduzido gradativamente no país desde 2009, sua distribuição será obrigatória em todas as regiões do Brasil, a partir de 1° de janeiro de 2012, sendo encontrado, a partir de qualquer ponto do país, em distância não superior a 100 km.

ARLA 32

Outra novidade é a necessidade da utilização, pelos novos veículos pesados, de um agente redutor veicular denominado Arla 32. Trata-se de um produto à base de ureia, específico para aplicação veicular.

Esse produto não pode ser misturado ao óleo diesel. Os novos veículos pesados terão um tanque exclusivo para armazenar Arla 32, identificado com tampa azul. Na prática, a substância será injetada, em dosagem controlada, na saída dos gases do escapamento dos veículos, antes do catalizador. Seu objetivo é neutralizar as emissões de NOx e de materiais particulados.

O Arla 32 estará disponível nas principais redes de distribuição de combustível do Brasil, bem como nas concessionárias de veículos pesados. O Inmetro está implementado controle de qualidade em todas as fases de produção, importação e distribuição desse produto. Assim, o consumidor somente deve adquirir Arla 32 com o selo de garantia de qualidade do Inmetro.

Proncove – P7

O Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proncove) é uma iniciativa do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e é coordenado pelo Ibama. De acordo com os limites estabelecidos, a ANP, ouvida a indústria automotiva e de combustíveis, estabelece as especificações dos combustíveis compatíveis para atendimento aos limites de emissões preconizados pelo Conama.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia