FERNANDO RODRIGUES

BRASÍLIA – Depois de longo silêncio, a presidente Dilma Rousseff voltou ontem à internet. Seu site, o dilma.com.br, disparou mais de 2 milhões de e-mails para militantes da última campanha eleitoral.
Coincidência ou não, a petista reativa seu endereço na internet depois de José Serra ter feito o mesmo no início do mês, relançando o seu joseserra.com.br.
O tucano começou a postar artigos sobre temas diversos. A petista tenta ser mais utilitária. A ação de ontem visa a recadastrar todos os seus simpatizantes. Mas o e-mail mostra que a presidente ainda está distante da linguagem apropriada para se conectar com o vasto público no mundo virtual.
Dilma usa o plural majestático o tempo todo, a começar pela linha de assunto: “Gostaríamos de manter contato com você”. Embora a mensagem tenha uma foto da remetente, o tom é impessoal. Inexiste indicação de que ela tenha redigido o texto. Custava muito começar com “oi, aqui é a Dilma”?
No corpo da mensagem, os milhões de internautas aprendem que a presidente iniciará “agora uma nova etapa”. As “informações fornecidas” serão usadas para mais “interação” e na preparação de “materiais sob medida” para cada um dos militantes. O site lista 15 temas e pergunta por quais o apoiador virtual se interessa.
Somadas, as iniciativas de Serra e de Dilma não valem meio Barack Obama na web. O presidente dos EUA nunca sai da internet e fala de forma direta com seus militantes. Ontem, a petista deu até um passo relevante ao perguntar os temas de interesse de seu público.
Mas Dilma e Serra terão de interagir de verdade para prosperar no mundo virtual. A petista tem sido até agora a presidente que menos fala em público em décadas. Na sua reentrada na web, despediu-se com um “muito obrigado e até breve”. Depois de eleita, falou a mesma coisa e acabou ficando mais de seis meses sem dar o ar da graça.

Fonte: Folha de S. Paulo